A seleção portuguesa de futebol de sub-17 venceu hoje o Montenegro por 2-1, em Sarajevo, e ficou a um ponto de garantir a presença na Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa de 2014.
Portugal garantiu o triunfo com dois golos na conversão de grandes penalidades, por Pedro Rodrigues e Pedro Delgado, aos 50 e 77 minutos, respetivamente. O golo do Montenegro foi alcançado por Vujnovic, aos 56 minutos.
Depois do triunfo de terça-feira frente à anfitriã Bósnia-Herzegovina, por 2-0, Portugal entrou determinado na partida, mas sem conseguir concretizar as oportunidades criadas.
O “capitão” Pedro Rodrigues colocou a seleção lusa em vantagem na conversão de uma grande penalidade, aos 50 minutos, mas volvidos apenas seis o Montenegro empatou por intermédio de Vujnovic.
A três minutos do fim do encontro, Pedro Delgado, na transformação de nova grande penalidade, estabeleceu o resultado final de 2-1 a favor dos portugueses, que assim lideram isolados o grupo.
“Foi um triunfo muito suado, mas é neste contexto de muita dificuldade que os jogadores crescem. Estamos muito satisfeitos com a atitude e comportamento dos nossos atletas, que acreditaram até ao fim que era possível vencer. Formaram uma equipa solidária nos momentos em que tivemos de sofrer”, defendeu o selecionador Emílio Peixe.
O selecionador lembrou ainda que a Croácia, próximo adversário de Portugal, foi uma das seleções que participou no último Campeonato da Europa sub-17. “Tem uma equipa muito forte, com jogadores tecnicamente muito evoluídos, rápidos e agressivos. Vai ser mais um teste para a nossa equipa. Temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos ultrapassar os croatas”.
No outro jogo do Grupo 5, a Bósnia-Herzegovina bateu a Croácia, por 2-0, com um autogolo de Plantak, aos 12 minutos, e um golo de Lelic, aos 76. Na primeira jornada, lusos e croatas venceram, respetivamente, bósnios (2-0) e montenegrinos (1-0).
Ficha do Jogo:
Jogo no SRC Slavija, Sarajevo.
Montenegro – Portugal, 1-2
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Pedro Rodrigues, 50 minutos (gp).
1-1, Vujnovic, 56.
1-2, Pedro Delgado, 77 (gp).
Equipas:
Montenegro: Sarkic, Knezevic, Djukic, Popovic, Djurickovic, Boricic (Camaj, 74), Magud, Vukcevic, Sarkic (Petrovic, 52), Vujnovic e Perovic (Burzanovic, 41).
(Suplentes: Vuksanovic, Susic, Djurkovic, Markovic, Burzanovic, Camaj e Petrovic).
Treinador: Boris Ljutica.
Portugal: Pedro Silva, Diogo Izata, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro (Pedro Empis, 66), Pedro Rodrigues, Gonçalo Rodrigues, Idrisa Sambú, Diogo Gonçalves, Luís Mata (Buta, 59) e Renato Sanches (Pedro Delgado, 70).
(Suplentes: Fábio Duarte, Denis Martins, Hugo Santos, Pedro Empis, Pedro Delgado, Alexandre Silva e Buta).
Treinador: Emílio Peixe.
Árbitro: Mads-Kristoffer Kristoffersen (Dinamarca).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Boricic (45), Djukic (50), Burzanovic (75), Popovic (77) e Idrisa Sambú (80+3).