Vitória de Guimarães e Estoril-Praia foram hoje definitivamente afastados dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, numa quinta jornada da prova que apurou mais dez equipas, incluindo Sevilha, Lazio e PAOK.
À partida para esta ronda, Tottenham, Valência, Ludogorets, Salzburgo, Esbjerg, Rubin Kazan, Fiorentina e Dnipro já tinha confirmado o apuramento, tendo hoje se juntado Genk, Sevilha, Lyon, Bétis, Trabzonspor, Lázio, Anzhi, PAOK Salónica, AZ Alkmaar e Eintracht Frankfurt.
Em Espanha, o Estoril-Praia até empatou a uma bola na casa do experiente Sevilha, mas ficou sem hipóteses de apuramento no grupo H, já que o Friburgo foi vencer a casa do Slovan Liberec, por 2-1.
A formação estorilista esteve a perder desde o minuto sete, devido a um tento de luso-francês Kevin Gameiro, mas chegou ao empate em cima do minuto 90, com o golo de Ruben Fernandes, um resultado que mesmo assim é suficiente para apurar o Sevilha, que não contou com os portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras.
Na Croácia, o Vitória de Guimarães também empatou, mas a zero, em casa do Rijeka e ficou sem qualquer hipótese de alcançar os 16 avos de final no Grupo I, com Lyon e Bétis a garantirem o apuramento, apesar do espanhóis terem perdido na casa do rival francês, por 1-0.
Já fora da corrida pelo apuramento, o Paços de Ferreira despediu-se dos jogos caseiros na Liga Europa com um nulo perante a Fiorentina, que, já com o apuramento na “bagagem”, se apresentou-se em Guimarães sem grande parte das suas principais figuras.
Mesmo assim, a formação da Mata Real deixou a última posição do grupo, somando o segundo ponto, mais um do que os romenos do Pandurii, que perderam hoje 4-1 com os ucranianos do Dnipro, que, igualmente já apurados, apresentaram no “onze” o português Bruno Gama.
O Maccabi Telavive, treinado pelo português Paulo Sousa, ficou a um ponto do apuramento com um empate a zero no campo do APOEL Nicosia no Grupo F, assim como o Swansea, que foi derrotado por 1-0 em casa pelo já apurado Valência, que apresentou João Pereira a titular e apostou em Helder Postiga nos últimos minutos.
O Dinamo Kiev, com Miguel Veloso a titular, foi derrotado no terreno do Genk, por 3-1, e vai disputar o apuramento na última jornada com o Rapid Viena, num Grupo G em que a formação belga ficou qualificada.
Sem Bruno Pereirinha, a Lazio de Roma foi a Varsóvia bater o Légia, por 2-0, e confirmou a continuidade na prova no Grupo J, em que também Trabzonspor garantiu os 16 avos com um triunfo por 4-2 sobre o Apollon Limassol.
Com Miguel Vitor ausente, o PAOK Salonica também confirmou o apuramento com uma vitória no terreno do Shakhtar Karagandy, por 2-0, num Grupo L em que o AZ Alkmaar ficou igualmente apurado.
Destaque ainda para o triunfo do Tottenham, de André Villas-Boas, no reduto dos noruegueses do Tromso, por 2-0.