Portugal iniciou hoje a sua participação no Campeonato da Europa de futebol de sub-17, a decorrer em Malta, com um triunfo frente à Escócia, por 2-0, que lhe permitiu ascender à condição de líder do Grupo B.
No regresso às fases finais após um interregno de quatro anos, Portugal impôs-se à Escócia com golos de Renato Sanches, aos 18 minutos, e Luís Mata, aos 78, em ambos os lances com a participação do guarda-redes escocês McCrorie.
Superior do ponto de vista técnico e tático, a seleção portuguesa chegou à vantagem por Renato Sanches, aos 18 minutos, com um remate de fora da área que traiu o guarda-redes McCrorie, que saiu mal batido do lance.
A seleção escocesa, fazendo prevalecer o aspeto físico, arriscou mais após o golo sofrido, nomeadamente na segunda parte, mas quase sempre de forma inconsequente para a baliza de Pedro Silva.
Depois de duas ameaças, por Ruben neves, aos 58 minutos, e Pedro Delgado, aos 76, naquela que foi até então a melhor oportunidade de golo desperdiçada, Portugal elevou por Luís Mata, aos 78 minutos.
O segundo golo luso surgiu em nova intervenção infeliz do guarda-redes escocês, que saiu com os pés fora da área, num lance aproveitado com precisão por Luís Mata com um remate de cerca de 40 metros para a baliza deserta.
Com a vitória alcançada frente à Escócia, e depois do empate a 1-1 entre Alemanha e Suíça, Portugal assumiu o comando isolado do Grupo B e colocou-se em boa posição para garantir um dos dois lugares de acesso às meias-finais.
Portugal defronta a Suíça a 12 de maio e a Alemanha a 15, duas seleções que, tal como Portugal, já venceram o Campeonato da Europa. A Escócia, com duas presenças, é a única seleção do grupo que ainda não conquistou qualquer título.
Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio Gozo, Malta.
Escócia – Portugal, 0-2.
Ao intervalo: 0-1,
Marcadores:
0-1, Renato Sanches, 18 minutos.
0-2, Luís Mata, 78.
Equipas:
Escócia: McCrorie, Wardrop, Lang (Miller, 67), Breslin, Cameron, Ballantye, Mcilduff (Hardie, 41), Thomson, Nesbitt, Wighton e Wright (Boyd, 41).
(Suplentes: Devlin, Kelly, Jules, Sheppard, Boyd, Miller e Hardie).
Treinador: Scot Gemmill.
Portugal: Pedro Silva, Hugo Santos, Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Ruben Neves, Gonçalo Rodrigues (Pedro Delgado, 64), Renato Sanches, Buta (Luís Mata, 56), Alexandre Silva e Diogo Gonçalves (João Carvalho, 77).
(Suplentes: Fábio Duarte, Pedro Rodrigues, Diogo Izata, Pedro Empis, João Carvalho, Pedro Delgado e Luís Mata).
Treinador: Emílio Peixe.
Árbitro: Andreas Ekberg (Suécia).
Ação disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: Cerca de 200 espectadores.