A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-19 goleou hoje a Bielorrússia por 6-0, em Penalva do Castelo, e isolou-se na liderança do Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, em Israel.
Com este triunfo, Portugal, que havia batido a Macedónia por 9-0, está muito perto de garantir o apuramento direto para a Ronda de Elite, bastando um empate no jogo da terceira jornada, quinta-feira, em Nelas, frente à Rússia (13-0 em golos).
As portuguesas entraram com alguma ansiedade e foram mesmo as bielorrussas a criar a primeira grande oportunidade de marcar, logo nos instantes iniciais, com Duben, aos dois minutos, a não acertar na baliza de Portugal.
As comandadas de José Paisana, aos poucos, assumiram o comando do jogo e começaram a levar mais perigo até à baliza adversária. Vanessa Malho e Andreia Norton tiveram remates perigosos ainda durante os primeiros 15 minutos.
A Bielorrússia, goleada na jornada de abertura pelas russas (9-0), foi adiando o golo das portuguesas e procurando, em contra-ataque, levar perigo até à baliza defendida por Tatiana Beleza, mas sem êxito.
A resistência bielorrussa quebrou aos 41 minutos, quando Matilde Figueiras, com um grande remate, marcou o primeiro para Portugal. Dois minutos depois, Vanessa Malho fez o segundo e tranquilizou a equipa nacional.
Na segunda parte, Portugal partiu à procura de mais golos - eram precisos mais três para ficar em vantagem sobre as russas – e entrou forte, com Vanessa Malho a atirar ao poste, aos 48 minutos, para, um minuto depois, Andreia Norton “bisar”.
Até ao final, Portugal esteve sempre ao ataque e a história do jogo foi a dos golos. Aos 76 minutos, chegou o quarto, por Inês Silva, e, aos 79, Matilde Figueiras apontou o quinto, golo especialmente festejado pelas portuguesas já que deixava a equipa lusa na frente do grupo. Aos 85, Vanessa Malho ainda “bisou”.
No outro jogo do grupo, a Rússia bateu a Macedónia por 4-0, o que deixa tudo em aberto para a jornada final, quando Portugal e Rússia se defrontarem.
Portugal, com um empate, garante o primeiro lugar e o apuramento direto para a ronda de elite. Qualificam-se os vencedores de cada grupo e os 10 melhores segundo classificados dos 11 grupos.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Sant´Ana, em Penalva do Castelo.
Portugal - Bielorrússia, 6-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadoras:
1-0, Matilde Figueiras, 41 minutos.
2-0, Vanessa Malho, 43.
3-0, Andreia Norton, 48.
4-0, Inês Silva, 76.
5-0, Matilde Figueiras, 79.
6-0, Vanessa Malho, 85.
Equipas:
Portugal: Tatiana Beleza (Sara Moreira, 46), Sara Monteiro, Inês Silva, Matilde Figueiras, Joana Marchão (Cláudia Tecedeiro, 67), Vanessa Malho, Cláudia Lima, Fátima Pinto (Carolina Silva, 67), Andreia Norton, Inês Silva e Francisca Cardoso.
(Suplentes: Sara Moreira, Nadine Cordeiro, Carolina Ferreira, Patrícia Oliveira, Carolina Silva, Bárbara Azevedo e Cláudia Tecedeiro).
Treinador: José Paisana.
Bielorrússia: Kamlyuk, Tolkacheva, Lynko, Verkholaytseva, Tsekhanovich, Korzhova, Vasyleva, Buyko, Kuzmina (Sergeychik, 46), Duben (Kuzminova, 76) e Kushner.
(Suplentes: Saviskaya, Myslitseva, Kuzminova, Yelyashevich, Zenyuk e Sergeychik).
Treinador: Marina Lis.
Árbitra: Henrikke Nervik (Noruega)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vasilyeva (81).
Assistência: Cerca de 100 espetadores.