A seleção francesa de sub-17 sagrou-se hoje campeã europeia de futebol da categoria, ao golear na final a Alemanha por 4-1, numa partida cuja figura foi o ponta de lança gaulês Odsonne Edouard, autor de três golos.
Depois de um período de algum equilíbrio, a seleção orientada por Jean-Claude Giuntini colocou-se em vantagem no final da primeira parte, graças a um golo de Edouard, e nunca mais deixou de comandar o resultado e o jogo.
Na segunda parte a França chegou ao 2-0 aos 47 minutos, de novo por Edouard, mas a Alemanha ainda teve um assomo de reação e conseguiu reduzir três minutos volvidos por Karakas, reentrando na discussão do resultado e do título.
No entanto, a seleção francesa controlou sempre a partida, nunca se sentiu verdadeiramente ameaçada pela tentativa germânica de chegar ao 2-2, e acabou naturalmente por ampliar o resultado com mais dois golos, o terceiro pelo inevitável Edouard, num lance típico de contra-ataque em que ficou bem patente a classe do avançado gaulês, e o quarto através de um autogolo do alemão Gokham Gul, já em período de compensações.
Na baliza da seleção francesa esteve o filho de Zidane, Luca, que acabaria por ser mal batido no lance do único golo da Alemanha.
A França sucedeu à Inglaterra como campeã europeia e juntou-se à Espanha e à Holanda no grupo de seleções que conquistou por duas vezes o título neste escalão, enquanto a Alemanha soma um (2008/09) e Portugal outro (2002/03).
A última vez que os franceses tinham conquistado o título foi em 2004, com uma geração de jogadores da qual faziam parte Samir Nasri, Ben Arfa e Karim Benzema.