Um ‘hat-trick’ de Cristiano Ronaldo garantiu hoje a Portugal a primeira vitória da sua história na Arménia, por 3-2, e deixou a seleção lusa com um ‘pé' na fase final do Europeu de futebol de 2016.
No Estádio Republican, em Erevan, a equipa das ‘quinas' sofreu e muito para somar a quarta vitória consecutiva no Grupo I e acabou por contar com a inspiração de Ronaldo, que foui uma vez mais decisivo.
O médio de origem brasileiro Marcos Pizzelli deu vantagem à Arménia, aos 14 minutos, mas Portugal respondeu com o primeiro golo de Ronaldo, aos 29, de grande penalidade.
O capitão da seleção portuguesa voltou a faturar, aos 55 e 58 minutos, mas a formação da casa ainda reduziu por Hrayr Mkoyan, aos 71, numa altura em que Portugal atuava com menos uma unidade, devido à expulsão de Tiago, aos 62.
Com este triunfo, o primeiro de sempre na Arménia depois dos empates em 1996 e 2007, a seleção portuguesa passou a somar 12 pontos na liderança do Grupo I, estando muito perto de carimbar o apuramento.
Este resultado também mantém o ciclo vitorioso do selecionador Fernando Santos - hoje ausente do banco, por castigo -, que soma apenas triunfos desde que tomou conta da equipa, em jogos oficiais.
No ‘onze’ luso, Vierinha foi o escolhido para ocupar o lado direito da defesa, enquanto Fábio Coentrão apareceu novamente a meio campo. Como se esperava, Fernando Santos voltou a apostar num ataque mais móvel, composto pelos habituais Danny e Nani no apoio a Cristiano Ronaldo.
Destaque para a inclusão de Ricardo Carvalho, que assim se tornou, aos 37 anos, no jogador de campo mais velho a vestir a camisola lusa.A seleção portuguesa entrou na partida a pressionar o adversário no seu meio campo, mas cedo mostrou que algo não estava a funcionar, sobretudo nas transcrições ofensivas.
Uma perda infantil de bola de Fábio Coentrão resultou num primeiro susto de Rui Patrício e, pouco depois, a Arménia adiantou-se mesmo no marcador, na sequência de uma falta desnecessária de Bruno Alves.
Aos 14 minutos, o médio Pizzelli viu o guarda-redes da seleção nacional mal colocado e atirou certeiro com um belo remate de pé esquerdo, dando vantagem à Arménia.
Neste lance, Rui Patrício parece estar a espera do cruzamento e acabou surpreendido com o remate direto.
Mesmo em desvantagem, e com Ronaldo muito desacompanhado na frente, Portugal continuou a ter muitas dificuldades a meio campo, mas acabou por chegar ao empate, com um golo de caiu do ‘céu'.
Moutinho, dos melhores até à altura, foi derrubado à entrada da grande e Ronaldo converteu sem dificuldades a grande penalidade, aos 29 minutos.
Com o golo, a formação portuguesa ganhou algum ascendente, mas só conseguiu incomodar Berezovski já perto do intervalo, com um remate Coentrão que o veterano guardião arménio respondeu com uma excelente defesa.
A Arménia, a necessitar da vitória para continuar a ter possibilidade de chegar à fase final, regressou dos balneários com um atitude mais ofensiva e até chegou perto da Patricio, com remates ‘venenosos' de Pizzelli e Mkhitaryan.
Contudo, as esperanças arménias sofreram um rude golpe da autoria de Cristiano Ronaldo, que em poucos minutos deixou Portugal com dois golos de vantagem.Primeiro, o ‘capitão’ luso aproveitou, aos 55 minutos, uma falha de comunicação entre um defesa e o guarda-redes da equipa da casa para, com um toque subtil, colocar a bola dentro de baliza e depois, aos 58, voltou a marcar com um fantástico remate do meio da ‘rua'.
Subitamente, e sem grande brilho, Portugal ficou uma confortável vantagem na partida, mas o cenário mudou de figura, quando Tiago viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, aos 62 minutos.
Ilídio Vale, no lugar do castigado Fernando Santos, colocou de pronto William Carvalho no lugar de Danny, mas a Arménia conseguiu voltar ao jogo, novamente num lance com responsabilidades para Patrício.
O guarda-redes do Sporting fez uma defesa incompleta e praticamente ‘assistiu' Mkoyan para o 3-2, aos 71 minutos.
Apesar do golo sofrido, que fez acordar o público, Portugal conseguiu aguentar a vantagem, com Adrien, que rendeu um irreconhecível Coentrão, a entrar muito bem na partida.
A 10 minutos do fim, Ricardo Carvalho, devido a problemas físicos, teve que sair e deu lugar a José Fonte, mas a defesa lusa manteve-se segura apesar de uma ou outra tentativa dos arménios.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.