O Sporting de Braga voltou ontem a perder com o Shakhtar Donetsk, 2-1 na capital minhota, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa de futebol, que deixa a formação portuguesa em dificuldades.
Villarreal e Sevilha também ganharam pelos mesmos números, respetivamente contra Sparta de Praga e Athletic de Bilbau, com o único empate do dia, 1-1, a registar-se no Borussia de Dortmund-Liverpool, no que foi um muito interessante regresso de Jurgen Klopp a um estádio onde já foi muito feliz.
Na 'pedreira' de Braga, era de esperar algum ascendente no campo dos 'arsenalistas' e foi isso que aconteceu, só que os visitantes foram muito mais eficazes nos seus ataques e até poderiam ter chegado a números mais elevados, antes que Wilson Eduardo, saído do banco de suplentes, fizesse o golo dos locais, aos 89 minutos.
Rakitskiy abrira o marcador, aos 45 minutos, tendo o argentino Ferreyra elevado aos 75, quando o Sporting de Braga mostrava muitos problemas na tentativa de restabelecer a igualdade.
Muito eficiente a jogar fora - já tinha batido o Schalke 04 e o Anderlecht -, o Shakthar reforçou o favoritismo na eliminatória, que terá de confirmar em Lviv.
Em Dortmund, no Signal Iduna Park, o jogo grande do dia opôs dois 'gigantes' europeus, com a curiosidade de Klopp, o carismático treinador que levou o Borussia a dois títulos germânicos, estar agora ao comando do Liverpool.
A equipa inglesa, que na 'Premier League' está 'meio perdida' a meio da tabela, acabou por fazer pender a eliminatória a seu favor, ainda que por muito pouco, ao impor um empate a um golo.
O belga Divock Origi adiantou o Liverpool, aos 36 minutos, e Mats Hummels empatou aos 48, após o que a tónica foi o maior pendor ofensivo dos germânicos e o excelente bloco defensivo do Liverpool.
Quem está a caminho de colocar duas equipas nas 'meias' é a Espanha: uma de certeza, já que Bilbau e Sevilha são adversários diretos, e talvez o Villarreal, que vai tendo vantagem sobre o Sparta de Praga.
No El Madrigal, o Villarreal continua totalmente vitorioso nesta competição, com os pupilos de Marcelino Toral a festejarem os dois golos do congolês Bakambu (03 e 63), contra somente um dos checos, concretizado por Brabec, aos 45+4.
Pela primeira vez adversários diretos em competições europeias, Athletic e Sevilha ainda mantêm a eliminatória em aberto, apesar do bom triunfo dos andaluzes em San Mamés, por 2-1.
Começou melhor o clube basco, com um golo do 'inevitável' Aduriz, aos 47, mas a segunda parte foi de festa sevilhana, com tentos do francês Kolodziejczak, aos 56, e de Iborra, aos 86.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.