A selecção portuguesa de futebol cumpre hoje em Londres o primeiro jogo do ano, um particular frente ao ''irmão'' Brasil, com vista à preparação dos importantes compromissos de apuramento para o Euro2008, com Bélgica e Sérvia, em Março.
Sem Figo e Pauleta, que disseram ''adeus'' após o Mundial2006, Maniche, Costinha e Nuno Valente, excluídos por opção do seleccionador luso, Luiz Felipe Scolari, e, provavelmente com Simão e Nuno Gomes no banco, Portugal surge muito renovado no Emirates Stadium.
Face aos pentacampeões do Mundo, Portugal deverá alinhar com Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Caneira, à frente de Ricardo, um meio-campo com Petit, Tiago e Deco e os extremos Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma no apoio ao ponta-de-lança Hélder Postiga.
Praticamente sem treinar - apenas a sessão de adaptação ao reduto do Arsenal -, a formação lusa vai tentar somar o terceiro jogo consecutivo sem perder face aos brasileiros, depois do empate de 2002 (1-1 em Alvalade) e do triunfo de 2003 (2-1 nas Antas).
A formação brasileira, que não vence Portugal desde 08 de Junho de 1989 (4-0 no Rio de Janeiro), surge também numa fase de renovação, agora liderada por Dunga, e vai actuar desfalcada de Ronaldinho Gaúcho, autor dos dois últimos golos brasileiros frente à equipa lusa, ambos apontados de grande penalidade.
O 17º encontro entre as selecções principais de Portugal e do Brasil tem início às 20:00, no Emirates Stadium, em Londres, com arbitragem do inglês Martin Atkinson.
LUSA