Portugal começou bem a meia-final do Europeu de futebol de sub-19 contra a França, marcando logo no terceiro minuto, mas não conseguiu evitar a forte reação gaulesa, perdendo frente aos franceses por 3-1.
Em Manheim, a França, pelo muito que fez na segunda parte, foi justa vencedora e avança para a final, na qual vai defrontar a Itália, que se apurara horas antes.
Para Portugal, fica como balanço mais uma boa campanha a nível dos escalões jovens, sem final, mas com o belo 'prémio de consolação' que é o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo de sub-20, que se vai disputar na Coreia do Sul, em 2017.
O arranque dos lusos no estádio Carl Benz foi perfeito e ainda não se tinham completado três minutos e o marcador funcionava: Gongalo Rodrigues centrou, na direita do seu ataque, e Pedro Pacheco entrou fulgurante, de cabeça, ao primeiro poste.
A França empataria pouco tempo depois, aos 10, com o golo de Blas, a corresponder bem a uma incursão pela esquerda de Kylian Mbappé - decididamente o homem do jogo, já que, além desta assistência, rubricou os dois golos da segunda parte.
Até ao intervalo, Portugal até conseguiu ter algum ascendente no meio campo, beneficiando de algum desacerto dos franceses após o golo sofrido 'a frio', mas depois do intervalo a história foi totalmente outra.
O segundo tempo foi de facto controlado pela equipa azul, que com justiça chegou ao golo aos 67 e 75 minutos, as duas vezes através do monegasco Kylian Mbappe.
Primeiro, numa jogada rápida, em que finaliza o passe 'de morte' de Michelin, e depois num golo invulgar, com um lançamento de bola longo, executado por Michelin, com a bola a chegar à área portuguesa, onde o avançado do Mónaco saltou mais alto.
Onze dias depois da final do Euro2016, os mais jovens 'vingam' assim a derrota francesa do Estádio de França.