O médio Deco (FC Barcelona) vai ser operado segunda-feira à mão direita e poderá falhar os encontros da selecção portuguesa de futebol com Bélgica (sábado, em Alvalade) e Sérvia (28 de Março, em Belgrado), de apuramento para o Euro2008.
De acordo com os médicos do ''Barca'', citados pelo sítio dos catalães, o internacional luso sofreu uma ''contusão-torção do terceiro dedo da mão direita, que há um ano já tinha sido alvo de uma intervenção cirúrgica por uma luxação-fractura da primeira falange''.
A lesão de Deco aconteceu aos 66 minutos do encontro de sábado no reduto do Huelva, da 27ª jornada da Liga Espanhola de futebol, que o FC Barcelona venceu por 4-0, quando o ''20'' dos catalães entrou em falta sobre Aitor, o que lhe custou mesmo o cartão amarelo.
''Deco foi submetido hoje mesmo a vários exames, que confirmaram que terá de ser operado'', explica o FC Barcelona, segundo o qual a operação vai ter lugar segunda-feira, no Hospital de Barcelona, a cargo do médico Xavier Mir.
O clube que lidera a Liga Espanhola não anuncia o tempo de paragem, avançando apenas que segunda-feira será emitido um comunicado, mas, de acordo com o diário catalão ''Sport'', ''já se especula que a paragem poderá ser de três semanas''.
Contactado pela Agência Lusa, o director desportivo da selecção portuguesa, Carlos Godinho, confirmou que o FC Barcelona já deu conta aos responsáveis da formação das ''quinas'' da situação.
''Vamos aguardar por amanhã (segunda-feira)'', afirmou Carlos Godinho, segundo o qual ainda não é certo o tempo de paragem do internacional luso, mantendo-se, por agora, a esperança de que Deco possa estar apto para os importantes jogos com Bélgica e Sérvia.
Caso o ''mágico'' falhe os dois importantes compromissos, será mais uma ''dor de cabeça'' para o seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que já não pode contar com o benfiquista Simão (castigado) para o embate com os belgas, marcado para sábado.
LUSA