O médio Deco (FC Barcelona), operado hoje à mão direita, confirmou hoje que falha os encontros da selecção portuguesa de futebol com Bélgica (sábado, em Alvalade) e Sérvia (28 de Março, em Belgrado), de apuramento para o Euro2008.
''Falei com Scolari e disse-lhe que gostaria muito de estar com a equipa nestes jogos. Mas também conversei com o médico do Barcelona e entendeu-se que não se podia esperar mais. Tomámos a decisão de fazer agora a operação'', disse o jogador, à entrada para o Hospital.
O jogador lesionou-se sábado no jogo com o Recreativo de Huelva e está a ser operado uma segunda vez ao mesmo dedo por uma contusão-torção, um ano depois da primeira cirurgia: uma luxação- fractura da primeira falange do terceiro dedo da mão direita.
O médio do ''Barça'' foi substituído aos 66 minutos, depois de um choque com Aitor. Antes de sair do encontro no Novo Colombino, Deco acumulou o quinto cartão amarelo, pelo que já é certa a sua ausência no próximo encontro dos catalães para o campeonato espanhol frente ao Deportivo.
Esta é assim a segunda ''dor de cabeça'' para o seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, que já não pode contar com o benfiquista Simão (castigado) para o embate com os belgas, marcado para sábado. A concentração dos jogadores está agendada para terça- feira, num hotel de Oeiras, junto do Estádio Nacional.
A Finlândia lidera o Grupo A, com 11 pontos em cinco jogos, em segundo lugar aparece a Sérvia (10 em quatro), seguida da Polónia (10, em cinco) e Portugal (sete, em quatro).
A selecção das ''quinas'' começou a campanha de apuramento com um empate na Finlândia (1-1), seguido de um triunfo em casa com Azerbaijão (3-0), derrota na Polónia (2-1) e vitória sobre o Cazaquistão (3-0).
A 24 de Março, a equipa liderada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari defronta a Bélgica (quinta classificada, com sete pontos em cinco jogos) em Alvalade, deslocando-se à Sérvia quatro dias depois.
A 02 de Junho, Portugal joga na Bélgica, numa campanha de apuramento que apenas termina a 21 de Novembro, com a recepção à Finlândia.
LUSA