O avançado Emile Mpenza foi excluído da convocatória da Bélgica para a partida de sábado frente a Portugal, de apuramento para o Europeu de futebol de 2008, devido a uma lesão considerada uma grande contrariedade pela imprensa belga.
O atacante que recentemente rumou ao Manchester City, de Inglaterra, já deixou a concentração dos ''diabos vermelhos'', após confirmada uma contractura na coxa sofrida no passado sábado, e foi substituído nos eleitos do seleccionador René Vandereycken pelo avançado Kevin Vandenbergh, do Genk.
''Mpenza 'out': balde de água fria para os Diabos'', titula hoje o diário La Derniere Heure, sublinhando que, em 10 anos de carreira, é a 36ª vez que Emile Mpenza sai da convocatória da selecção belga devido a lesão.
O jornal lembra que o avançado, de regresso à boa forma, iria certamente alinhar a titular no ''importantíssimo'' encontro do próximo sábado em Lisboa, e comenta que a sua exclusão por lesão é uma primeira contrariedade no arranque da preparação do encontro de sábado, que teve lugar segunda-feira no estádio Rei Balduíno, em Bruxelas.
A ausência de Emile Mpenza do desafio frente a Portugal é também destacada nas secções de desporto dos outros principais jornais generalistas francófonos da Bélgica, com o Le Soir a sublinhar também mais uma ''baixa'' do avançado e o La Libre Belgique a escrever ''Uma vez mais sem Emile Mpenza'', assinalando, também, do lado português, a ausência por lesão do médio Deco.
Portugal e Bélgica defrontam-se a 24 de Março no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo do grupo A de apuramento para o Europeu de futebol de 2008 da Áustria e Suíça, e quatro dias depois a selecção portuguesa defronta a Sérvia em Belgrado.
LUSA