Tiago pode desempenhar frente à Bélgica o determinante papel do estratego Deco, mas o médio reconheceu hoje que ainda não conseguiu brilhar na selecção portuguesa de futebol, porque nunca foi uma ''aposta séria'' de Luiz Felipe Scolari.
Deco foi operado à mão direita e ficou afastado da decisiva dupla jornada do grupo A de apuramento para o Euro2008, com a congénere belga, sábado, no Estádio José de Alvalade, e quatro dias mais tarde, em Belgrado, frente à Sérvia, abrindo as portas da titularidade a Tiago, também porque Simão está suspenso para o jogo de Lisboa.
''Não sei se serei eu (a actuar na posição de Deco). Se for, fá- lo-ei com muito empenho, apesar de reconhecer que ainda não atingi o melhor nível na selecção, porque não tenho sido uma aposta séria.
Tenho dado o máximo, mas, infelizmente, as coisas não me têm saído bem'', justificou Tiago em conferência de imprensa realizada no Estádio Nacional.
O médio expressou a intenção de ''marcar rapidamente'' e destacou a importância de ''jogar pelas alas, frente a uma selecção muito forte e alta'', enquanto o defesa Fernando Meira recordou que a estatística não joga a favor da selecção vice-campeã europeia, eu nunca ganhou à Bélgica em jogos oficiais, somando três empates e três derrotas.
''A história indica que os confrontos com a Bélgica não têm sido muito felizes. Jogamos em casa, mas a Bélgica também tem aspirações. Temos de estar concentrados e contar com o apoio do público, pois o nosso valor é intocável, mas o adversário também o possui'', defendeu Fernando Meira.
O defesa central alertou que ''a margem de erro é mínima'', em especial perante ''um adversário directo na luta pela qualificação'', considerando que ''se Portugal tem aspirações a estar no Euro2008 precisa de vencer'' o jogo de sábado, mesmo sem os influentes Deco e Simão.
''São dois jogadores importantes, que têm sido influentes.
Espero que Deco recupere o mais rapidamente possível, mas os restantes também têm valor para vencer os dois jogos'', sustentou Fernando Meira, desvalorizando questão sobre a luta pela titularidade no eixo da defesa lusa, em que compete com Jorge Andrade e Ricardo Carvalho.
Portugal ocupa o quarto lugar do grupo A, em igualdade com a Bélgica, com menos três pontos que a Sérvia (segunda colocada e adversária lusa a 28 de Março, em Belgrado) e a Polónia (terceira) e menos quatro em relação à Finlândia, mas a líder e os polacos têm mais um encontro disputado.
LUSA