Dois elementos da selecção belga de futebol responderam hoje com socos e pontapés ao assédio dos jornalistas lusos ao guarda-redes Stijn Stijnen, que ameaçara ''jogo duro'' sobre o português Cristiano Ronaldo no encontro de sábado.
Perante o ''assalto'' ao guardião belga, escoltado por vários e diligentes agentes policiais, o ''duo'' da comitiva belga agrediu mesmo dois repórteres fotográficos de diários desportivos portugueses, já no exterior do Aeroporto Internacional de Lisboa, quando a selecção dos ''diabos vermelhos'' embarcava no seu autocarro.
Stijn Stijnen, de 26 anos e que defende as baliza do Club Brugge, declarou durante a semana que a sua equipa devia fazer com que, ''aos dois minutos de jogo'', Cristiano Ronaldo saísse de campo ''em maca'', referindo-se à partida frente a Portugal, do Grupo A de apuramento para o Euro2008, no Estádio José Alvalade, onde os belgas farão um treino sexta-feira (20:30).
Os fotojornalistas deslocaram-se depois ao posto da Polícia de Segurança Pública no aeroporto da Portela, apresentando queixa formal, mas ficaram sem saber o nome dos agressores, identificados pela PSP, algo justificado por ser função posterior do Ministério Público.
''Certamente, vai ser um jogo muito difícil'', foram as únicas palavras ''arrancadas'' pela Comunicação Social portuguesa ao presidente da Federação Belga de Futebol, François De Keersmaecker, já por entre o ''tumulto'' em que consistiu a chegada dos ''diabos vermelhos''.
Aos sorrisos irónicos de jogadores e restantes elementos da comitiva belga, já no interior do autocarro, alguns jornalistas e populares, toldados pelo ambiente ''quente'', ameaçaram: ''Vais ver no sábado'', cinco a zero''.
Quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enviou uma exposição sobre as declarações do guarda-redes belga à União Europeia de Futebol.
A Bélgica, com três triunfos em casa e outros tantos empates em visitas a Portugal, nunca permitiu uma vitória às ''quinas'' em partidas de apuramento para Mundiais ou Europeus.
Portugal está no quarto lugar do agrupamento a quatro pontos da líder, Finlândia, e a três da Sérvia e da Polónia, embora finlandeses e polacos já tenham disputado mais uma partida.
A Bélgica tem os mesmos pontos que Portugal, mas conta com mais uma partida disputada, tendo perdido na visita à Sérvia (1-0) e na recepção à Polónia (1-0).
Os ''diabos vermelhos'' empataram ainda na recepção ao Cazaquistão (0-0) e venceram na Arménia (1-0) e na recepção ao Azerbaijão (3-0).
Portugal, que visita quarta-feira a Sérvia, em Belgrado, já empatou na Finlândia (1-1) e perdeu na Polónia (2-1), mas bateu em casa Azerbaijão e Cazaquistão, ambos por 3-0.
LUSA