O Sporting de Braga relançou-se hoje na Liga Europa de futebol, com uma vitória por 3-1 sobre o Konyaspor, que leva os minhotos ao segundo lugar do grupo H, já virtualmente ganho pelo Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca.
Além dos ucranianos, asseguraram hoje, na quarta jornada, 'bilhete' para seguir em frente Ajax, Schalke 04 e Zenit de São Petersburgo, ficando 'às portas' do apuramento várias outras equipas, como a Fiorentina, de Paulo Sousa. Em pior situação estão o Manchester United, de José Mourinho, e o Olympiacos, de Paulo Bento, que terão de estar ao seu melhor nas quinta e sexta jornadas.
Depois de ter perdido com o Shakhtar Donetsk e empatado com o Gent, os 'guerreiros' do Minho mudaram tudo, com empate em Konya e agora esta vitória, que torna o apuramento uma meta bem alcançável.
No Municipal de Braga, Rangelov assustou, ao rubricar o golo dos turcos, aos 30 minutos. Depois, Velazquez, aos 34, e Wilson Eduardo aos 45+2, de livre indireto, levaram o jogo para intervalo já a pender para a equipa portuguesa, que ainda viria a marcar mais um, de contra-ataque, por Ricardo Horta, aos 90+7.
Em Gent, o Shakhtar 'massacrou' e venceu por 5-3 - chega aos 12 pontos e já não sai de primeiro do grupo. Bracarenses, com cinco pontos, e belgas, com quatro, deverão discutir entre si o segundo lugar, já que as possibilidades do Konyaspor são mínimas.
O Schalke 04, com 2-0 ao Krasnodar, ganha o grupo I e o Ajax, com 3-2 ao Celta, não ficará abaixo do segundo lugar no grupo G. Também o Zenit, com o 2-1 ao Dundalk, já ganhou o grupo B.
À porta do sucesso ficou também a Fiorentina, de Paulo Sousa, que no grupo J atinge os 10 pontos, depois de bater o Slovan Liberec por 3-0. Fica à frente do Qarabag, que tem sete pontos, e do PAOK, que está com quatro, e só uma 'impensável' conjugação de resultados deixa os italianos pelo caminho.
'Perdido' em oitavo no campeonato inglês, o United também não justifica os pergaminhos na frente europeia, perdendo por 2-1 no estádio Ulker, de Istambul. Os turcos chegaram ao 2-0 e quando Rooney reduziu, aos 89, já era tarde.
Ainda assim, o dia foi menos mau para Mourinho, porque o Feyenoord empatou 1-1 em Odessa com o Zorya. O Feyenoord comanda o grupo A com sete pontos, tantos quantos tem o Fenerbahçe, e mais um do que o United.
O próximo jogo em Old Trafford, na receção ao Feyenoord, pode ser crucial, num grupo que pode ficar então decidido.
No grupo B, o 1-1 no Astana-Olympiacos, conjugado com o 1-0 no Apoel-Young Boys, deixa Paulo Bento com a indefinição do futuro na prova por pelo menos mais uma ronda.
Para os gregos, segundos no grupo com sete pontos, menos dois do que Apoel e mais três do que Young Boys, tudo se pode decidir na quinta jornada, com a visita dos suíços ao Pireu.
Destaque também, pelos números inusitados, à goleada de 6-1 do Anderlecht ao Mainz, nono da 'Bundesliga', e para os cinco golos do basco Arirz Aduriz na vitória (5-3) do Athletic Bilbau sobre o Genk.
As derrotas em casa do Villareal (2-1 ante o Osmanlispor) e do Nice (2-0 com o Salzburgo), num dia em que o histórico Inter voltou a perder, por 2-1 em Southampton, agravando a sua situação de último no grupo K.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.