loading

Euro2008: Bélgica propôs «cimeira de Paz» entre seu guardião e Ronaldo

O presidente da Federação Belga de Futebol (FBF), François de Keersmaecker, propôs hoje a Gilberto Madaíl um encontro entre Cristiano Ronaldo e o guardião belga, mas a falta de tempo gorou a tentativa de arrefecer o ''quente'' ambiente.

Euro2008: Bélgica propôs «cimeira de Paz» entre seu guardião e Ronaldo
Futebol 365

''Foi proposto e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol concordou, mas [Luiz Felipe] Scolari entendeu que não seria o melhor em termos de preparação para o jogo'', confirmou à Agência Lusa o secretário-geral da FBP, Jean-Marie Philips, referindo-se ao programa idealizado pelo seleccionador de Portugal.

Portugal recebe a Bélgica pelas 21:00 de sábado, no Estádio José Alvalade, em jogo do Grupo A de qualificação para o Euro2008, marcado pelas ''ameaças'' do guardião Stijn Stijnen à integridade física de Cristiano Ronaldo e por agressões de elementos da comitiva belga a jornalistas portugueses numa atribulada chegada, quinta-feira, ao Aeroporto Internacional de Lisboa.

Entretanto, a FBF negou quaisquer agressões por parte dos membros da selecção, mas, antes do treino de adaptação ao relvado ''leonino'', o seleccionador belga, René Vandereycken, recusou falar à Comunicação Social portuguesa: ''Não falo à imprensa portuguesa'', disse depois de se ter disponibilizado aos jornalistas compatriotas, em Flamengo e em Francês.

Stijn Stijnen, que defende as balizas do Club Brugge e declarou durante a semana que a sua equipa devia fazer com que, ''aos dois minutos de jogo'', Cristiano Ronaldo saísse de campo ''em maca'', também não se deslocou à zona de contactos com a imprensa.

Daniel van Buyten, jogador dos alemães do Bayern Munique, foi um dos poucos belgas que se mostrou mais disponível, elogiando o apelo ao ''fair-play'' levado a cabo por Scolari e imaginando um ''público quente'' e um ''grande ambiente''.

''É um jogo importante para as duas equipas, mas é só um jogo de futebol. É isso que estamos a preparar, com 'fair-play', não vale a pena falar de outras coisas. O meu discurso é o mesmo de Scolari. O árbitro estará lá para apitar e nós temos que jogar e tentar pelo menos ganhar um ponto'', disse, classificando Portugal como uma das ''melhores selecções do momento'' e enaltecendo o ''carisma'' de Ronaldo.

Guido Windt, o responsável da segurança dos ''diabos vermelhos'' e um dos alegados agressores dos dois jornalistas lusos, juntamente com o treinador-adjunto, o antigo jogador de FC Porto e Sporting de Braga, Stephane Demol, recusou também prestar declarações.

''Não dou entrevistas. Explico a minha versão à polícia'', afirmou à Agência Lusa.

Os repórteres fotográficos dos jornais desportivos A Bola e Record apresentaram queixas formais junto da Polícia de Segurança Pública, força que esteve no meio do ''tumulto'', entre a zona das chegadas do aeroporto e o autocarro dos belgas, impedido o contacto entre a Comunicação Social e a comitiva visitante.

A Bélgica nunca permitiu um triunfo português em qualificações para Mundiais ou Europeus, vencendo três vezes em casa e empatando outras três em solo luso.

Portugal está no quarto lugar do agrupamento a quatro pontos da líder, Finlândia, e a três da Sérvia e da Polónia, embora finlandeses e polacos já tenham disputado mais uma partida.

A Bélgica tem os mesmos pontos que Portugal, mas conta com mais uma partida disputada, tendo perdido na visita à Sérvia (1-0) e na recepção à Polónia (1-0).

Os ''diabos vermelhos'' empataram ainda na recepção ao Cazaquistão (0-0) e venceram na Arménia (1-0) e na recepção ao Azerbaijão (3-0).

Portugal, que visita quarta-feira a Sérvia, em Belgrado, já empatou na Finlândia (1-1) e perdeu na Polónia (2-1), mas bateu em casa Azerbaijão e Cazaquistão, ambos por 3-0.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?