A selecção portuguesa de futebol somou hoje em Alvalade, face à Bélgica (4-0), o 18º encontro consecutivo sem perder em jogos de apuramento para Europeus e Mundiais, numa invencibilidade que caminha para uma década.
Após o desaire sofrido com a Roménia a 10 de Outubro de 1998 (0-1, nas Antas), na corrida ao Europeu de 2000, Portugal não mais perdeu qualquer jogo de apuramento em casa, numa série iniciada a 26 de Março de 1999, com uma goleada ao Azerbaijão (7-0, em Guimarães).
Ainda na fase de apuramento para a prova que se realizou na Holanda e na Bélgica, Portugal, liderado por Humberto Coelho, somou mais três triunfos, com 12 golos marcados e nem um único sofrido, com destaque para a goleada ao Liechtenstein (8-0, em Coimbra).
Na campanha para o Mundial de 2002, sob o comando de António Oliveira, Portugal esteve melhor em reduto alheio, mas em casa também não perdeu: venceu tranquilamente Andorra, Chipre e Estónia e empatou com República da Irlanda (1-1) e Holanda (2-2).
Já sob a liderança do brasileiro Luiz Felipe Scolari, Portugal venceu todos os encontros caseiros realizados, entre os quais os seis na fase de apuramento para o Mundial da Alemanha2006, com destaque para a goleada imposta à Rússia (7-1, em Alvalade).
Por seu lado, a campanha rumo ao Euro2008 começou com três triunfos (3-0 ao Azerbaijão, 3-0 ao Cazaquistão e 4-0 à Bélgica), todos ''pautados'' por Cristiano Ronaldo, ao marcar dois golos no primeiro jogo, um no segundo e mais dois no último.
LUSA