A imprensa belga de hoje destaca a goleada infligida sábado por Portugal à Bélgica (4-0), em jogo de apuramento para o Europeu de futebol de 2008, assinalando que a resistência só durou 45 minutos e depois foi a ''humilhação''.
''Mais uma bofetada...'', titula em letras garrafais o La Derniere Heure, o único jornal generalista francófono nas bancas ao domingo, que ilustra a primeira página com uma fotografia da partida do estádio José Alvalade, após a qual - assinala - a Bélgica ficou mais longe do Euro2008.
O jornal escreve que ''os adeptos dos Diabos chegaram a acreditar'', após um primeiro tempo muito encorajante (ao intervalo estava 0-0), ''mas no final as suas esperanças foram defraudadas, uma vez mais'', já que os Belgas foram ''copiosamente batidos pelos portugueses, superiores em todos os domínios no segundo tempo''.
''O milagre não teve lugar para os Diabos'', escreve o jornal na reportagem de duas páginas que dedica à partida, apontando que agora tudo ficou ainda mais complicado para os belgas, que ''à imagem de Stijnen'' - o guarda-redes autor das polémicas declarações sobre Cristiano Ronaldo - ''se mostraram mais fortes nas declarações que nos actos''.
O La Derniere Heure lembra a polémica que antecedeu o encontro de Alvalade e o ambiente adverso criado em redor da selecção belga, ilustrado com as monumentais vaias vindas das bancadas cada vez que Stijnen tocava na bola, mas publica uma fotografia da ''reconciliação'' entre o guarda-redes e o avançado português no final do encontro, que ''vale mais que palavras''.
O jornal sustenta por fim que é necessário ''mudar algo'' e que cabe aos responsáveis belgas encontrar rapidamente soluções para sair da crise, apontando que, salvo milagre, a Bélgica também estará de fora do Europeu da Áustria e Suíça.
O canal televisivo RTL Sports, que transmitiu a partida, destacou igualmente o ''pesadelo'' vivido pelos belgas na segunda parte, quando caíram aos pés dos ''mágicos portugueses'', enquanto a estação pública RTBF sublinha que o jogo de sábado ''não deixa boas memórias'' e diz que os belgas aguentaram meio tempo, ''antes de serem ridicularizados pelos portugueses''.
Por fim, também a Rádio Viva Bruxelles comenta que a goleada de 4-0 constituiu ''uma verdadeira punição'' para a selecção belga, ''humilhada no segundo tempo'', e diz que os ''Diabos'' saíram de Lisboa ''vermelhos de vergonha''.
LUSA