loading

Euro2008: Portugal silencioso, mas recebido calorosamente em Belgrado

A selecção portuguesa de futebol chegou hoje em silêncio a Belgrado, onde foi recebida de forma calorosa por uma centena de improváveis admiradores sérvios, próximos adversários lusos no grupo A de apuramento para o Euro2008.

Após a viagem cansativa desde Lisboa, ao longo de três horas e meia, a comitiva chegou com pouca vontade de recompensar, sob a forma de preciosos autógrafos, a paciente espera dos adeptos locais, que hoje ''trocaram de camisola'' para receber os futebolistas das ''quinas''.

A passagem de jogadores, treinadores e dirigentes pelo corredor improvisado até ao autocarro nacional foi tão veloz, que alguns terão tido dificuldade em aperceber-se que se tratava de uma recepção amistosa, mesmo sem a presença de um único adepto português.

Ausente esteve também Gilberto Madaíl, presidente federativo, que se juntará mais tarde à equipa vice-campeã europeia, enquanto o defesa Jorge Andrade foi dos poucos que se pronunciaram sobre o importante desafio de quarta-feira, no Estádio do Estrela Vermelha.

''Será um jogo difícil, porque a Sérvia precisa muito de ganhar, depois da derrota (2-1) sofrida no Cazaquistão. Mas não jogaremos para empatar: queremos vencer'', assegurou o central, enquanto procurava escapar a meia dúzia de adolescentes sérvias.

O ''alvo'' das jovens era, no entanto, Cristiano Ronaldo, que, ao melhor estilo de suspense cinematográfico, foi dos últimos a transpor as portas, arrancando ruidosos gritinhos de satisfação, os quais ficaram todavia sem retribuição do imperturbável avançado.

Mas não são apenas os adeptos que parecem rendidos à magia de Portugal, pois a comunicação social local também parece não depositar grande confiança nas possibilidades dos pupilos do espanhol Javier Clemente, seleccionador sérvio, considerado o grande responsável pela inesperada derrota no Cazaquistão.

''Resta-nos rezar...'', titula o diário Sport no comentário à goleada (4-0) infligida sábado por Portugal à Bélgica, antes de lançar o aviso: ''Eles vêm na máxima força'', ilustrando com uma fotografia do avançado Simão, suspenso para o jogo com os belgas, mas já disponível para defrontar a Sérvia.

O embate surge quatro dias após Portugal ter relançado a candidatura a um lugar na fase final, com um inédito triunfo sobre a Bélgica, com quatro golos apontados na segunda parte, por intermédio de Nuno Gomes (53 minutos), Ronaldo (55 e 75) e Quaresma (68).

O sucesso do Estádio José Alvalade foi o primeiro em sete jogos oficiais com os belgas e permitiu a Portugal ascender ao terceiro lugar do grupo A, em igualdade com a Sérvia, a um ponto da Finlândia e a três da Polónia, mas a líder tem mais um jogo disputado.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?