Jorge Andrade quer evitar quarta- feira a reedição dos erros cometidos pela selecção portuguesa de futebol na Polónia (derrota por 2-1) e ''assinava por baixo'' o empate na Sérvia se favorecesse a qualificação para o Euro2008.
O defesa luso coloca a ''fasquia'' bastante elevada depois da goleada (4-0) imposta sábado à Bélgica, mas antecipou muitas dificuldades para o encontro do grupo A de apuramento, no estádio do Estrela Vermelha, apesar de a Sérvia estar desfalcada do influente avançado Nikola Zigic.
''(A ausência de Zigic) vai facilitar com certeza. Joguei contra ele (no campeonato espanhol) e não toquei na bola uma única vez. É a referência no ataque sérvio'', sustentou Jorge Andrade, que ''assinava por baixo'' o empate, pois ''o mais importante é não perder''.
O central está com ''vontade de fazer mais'', depois do inédito sucesso sobre a Bélgica, mas advertiu para o perigo de se repetirem ''as dificuldades sentidas na Polónia'', lembrando que ''de nada serve ser favorito, se Portugal não tiver os pontos necessários para o apuramento''.
''Não sofrer golos e confiar nos nossos avançados'', foi a receita de Jorge Andrade, antes do treino de adaptação, durante o qual Ronaldo sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo e foi considerado em dúvida para a partida, de acordo com assessor de imprensa federativo.
O regresso de Simão, que esteve suspenso ante a Bélgica, levanta a questão da sua entrada - ou não - para a equipa titular, mas o defesa da equipa vice-campeã europeia ''jogava até com o Presidente da República'' se isso garantisse os três pontos para Portugal.
O defesa do Deportivo da Corunha considerou que ''a Sérvia é um país novo, mas com uma selecção muito forte'', assinalando que é orientada ''por um treinador muito experiente'', o espanhol Javier Clemente, que ''conhece muito bem o futebol português''.
O colega de sector Miguel reconheceu que ''haverá mais trabalho para a defesa portuguesa em relação ao jogo com os belgas, em especial nos primeiros minutos'' e deu razão aos adeptos sérvios, que consideram Ronaldo o melhor jogador mundial: ''Corresponde à realidade'', sentenciou.
LUSA