A selecção portuguesa de futebol defronta hoje pela primeira vez a congénere sérvia, num importante jogo do grupo A de apuramento para o Euro2008, sob o espectro da ausência do avançado Ronaldo, que se lesionou no treino de terça- feira.
Privada de Deco, substituído com brilhantismo por João Moutinho na inédita goleada (4-0) imposta sábado à Bélgica, a equipa vice-campeã europeia tem em risco o seu jogador mais influente para o encontro no estádio do Estrela Vermelha, em Belgrado, com início às 20:30 (19:30 em Lisboa).
Em compensação, o avançado Simão cumpriu um jogo de suspensão frente aos belgas e já pode alinhar frente à selecção balcânica, que teve na lesão de Ronaldo (entorse no tornozelo esquerdo) a melhor notícia dos últimos dias.
Os anfitriões também apresentam uma ausência de vulto, o avançado Nikola Zigic, autor de quatro dos sete golos na fase de apuramento, que foi expulso no encontro de sábado, no Cazaquistão, onde a Sérvia perdeu de forma inesperada, por 2-1.
Os locais têm, no entanto, a estatística a seu favor, pois contam por vitórias os jogos caseiros (1-0 a Azerbaijão e Bélgica e 3- 0 à Arménia) e Portugal ainda não se impôs fora (1-1 na Finlândia e derrota por 2-1 na Polónia).
Um triunfo em Belgrado deixa a equipa das ''quinas'' em situação privilegiada para obter a qualificação para o Euro2008, pois ainda vai receber os principais adversários - Polónia, Finlândia e Sérvia -, mas o empate, ou mesmo a derrota, não hipotecam esse objectivo.
O embate surge quatro dias após Portugal ter relançado a candidatura a um lugar na fase final, com um triunfo robusto sobre a Bélgica, com quatro golos apontados na segunda parte, por intermédio de Nuno Gomes (53 minutos), Ronaldo (55 e 75) e Quaresma (68).
O sucesso do Estádio José Alvalade foi o primeiro em sete jogos oficiais com os belgas e permitiu a Portugal ascender ao terceiro lugar do grupo A, em igualdade com a Sérvia, a um ponto da Finlândia e a três da Polónia, mas a líder tem mais um jogo disputado.
Caso Ronaldo recupere e Scolari aposte no mesmo ''onze'', Portugal alinhará da seguinte forma, sob a arbitragem do francês Bertrand Layec: Ricardo, Miguel, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Petit, Tiago, João Moutinho, Quaresma, Ronaldo e Nuno Gomes.
LUSA