loading

Bwin Liga: FC Porto goleia Vitória de Setúbal e alivia pressão

O FC Porto goleou hoje o Vitória Setúbal por 5-1 e assegurou a manutenção da liderança isolada da Liga de futebol após a 24ª jornada, em que Hélder Postiga voltou aos golos, após quase quatro meses em ''branco''.

Bwin Liga: FC Porto goleia Vitória de Setúbal e alivia pressão

Simplificando o que parecia complicado - Jesualdo Ferreira não pôde contar com o castigado Raul Meireles e mais seis lesionados -, os campeões resolveram o jogo na primeira parte, com golos de Jorginho (05 minutos), ''bis'' de Adriano (16 e 36) e um tento de Hélder Postiga (21), que não fazia o ''gosto ao pé'' desde 17 de Dezembro.

O avançado voltou à titularidade que lhe fugia desde Janeiro e, com este golo, isolou-se provisoriamente no comando da lista de melhores marcadores, com 11, mais um do que o benfiquista Simão, que só joga segunda-feira em Aveiro, frente ao Beira-Mar.

Este resultado permite ao campeão nacional colocar sob pressão os rivais de Lisboa, Benfica e Sporting, que partiram para a ronda com um e quatro pontos de atraso, respectivamente - o almejado titulo está à distância de seis ''finais'' para os portuenses.

Frente a um adversário frágil, antepenúltimo classificado, o FC Porto assegurou o êxito ainda antes do intervalo, graças a um futebol prático, rápido e focado na baliza adversária, beneficiando ainda de macieza dos opositores.

Nos primeiros minutos, o Vitória Setúbal prometeu incomodar, após recuperar diversas bolas no ataque, pondo à prova a atenção do guarda-redes Helton, mas acabou por ser praticamente inofensivo até ao descanso e impotente para reagir ao avolumar do resultado.

Face às sete ausências, Jesualdo Ferreira recuou Lucho González para ''trinco'' e colocou Cech no ''miolo'', ao lado de Jorginho:

a defesa manteve-se e no ataque Hélder Postiga voltou à titularidade, ao lado de Adriano e Quaresma.

O FC Porto tranquilizou-se cedo, pois precisou de apenas cinco minutos para se adiantar no marcador: Quaresma cruzou e Jorginho, de cabeça, na pequena área, impôs-se aos centrais e estreou-se a marcar na Liga.

Adriano (11 minutos) fez o mais difícil e desviou de cabeça, mas ao lado, redimindo-se cinco minutos depois, ao encostar para o fundo das redes desertas o passe ''mortal'' de Jorginho.

Tudo era demasiado fácil para os portistas que, mesmo sem brilhar, ampliaram aos 21 minuto, com Quaresma, mais uma vez, a tocar para Hélder Postiga, que fugiu a um defesa adversário, entrou na área e atirou cruzado.

Aos 36 minutos, o ''inevitável'' Quaresma cruzou, de trivela, para Adriano atacar a bola de cabeça ao primeiro poste e desviar para o fundo das redes (4-0). Mais tarde, Bruno Ribeiro negou-lhe o terceiro tento, com um corte junto da linha de golo.

Após o reatamento, Hélder Postiga precisou de apenas dois minutos para falhar um golo quase certo, ''feito'' repetido por Cech aos 59, depois de o eslovaco também ter surgido isolado.

O FC Porto geriu a folgada vantagem, baixou claramente o ritmo e o Setúbal aproveitou para criar perigo, mas marcou apenas um golo:

Varela (61 minutos) ganhou no flanco direito a Lucas Mareque e cruzou para o disparo de primeira de Bruno Ribeiro (4-1).

Anderson, o prodígio ''azul e branco'' que falhou quase toda a época por lesão, entrou no segundo tempo e revelou clara falta de ritmo, mas, mesmo assim, teve tempo para marcar, a passe de Vieirinha, tirando um adversário do caminho e atirando para o 5-1.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?