O FC Porto venceu hoje o Sporting, por 2-1, em partida da 20.ª partida da Primeira Liga, num resultado que permite aos ‘dragões' assumirem, à condição, a liderança do campeonato.
Um ‘bis’ do estreante Soares, que marcou aos 6 e aos 40 minutos, frisou uma primeira parte mais eficaz dos nortenhos, enquanto Alan Ruiz, aos 60, reduziu para 2-1, dando corpo à melhor prestação dos ‘leões’ no segundo tempo.
Com esta vitória, o FC Porto isolou-se provisoriamente na liderança do campeonato, passando a somar 47 pontos, mais dois do que o líder Benfica, que recebe o Nacional no domingo. Já o Sporting comprometeu ainda mais a luta pelo título, mantendo o terceiro lugar, com 38 pontos, agora a nove do FC Porto e a sete do Benfica.
Para este desafio, os dois treinadores preparam uma série de mudanças nas respetivas equipas, sublinhando-se a estreia do avançado Soares no FC Porto e a utilização inesperada de Matheus Pereira no lado do Sporting.
Os ‘leões’ apresentaram-se ainda, em comparação com a última jornada, com Marvin no lugar de Bruno César e João Palhinha a render o castigado William Carvalho, enquanto Nuno Espírito Santo abdicou, em relação a último jogo, com o Estoril, de André André, Herrera e Diego Jota, recuperando a aposta em Corona e Brahimi.
Apesar das alterações, os nortenhos entraram fortes e não poderiam espelhar melhor arranque do jogo, pois logo aos 06 minutos, e no primeiro lance de perigo junto às balizas, Soares tornou inesquecível a sua estreia.
Depois de uma arrancada de Corona, quase desde o meio-campo, com dois adversários tirados do caminho, o mexicano cruzou ao jeito da cabeça de Soares, que aproveitou a falha de marcação de Palhinha e desviou, sem oposição, para o 1-0.
O Sporting não se intimidou com a madrugadora contrariedade e, de seguida, foi em busca do prejuízo, acentuando a sua pressão e pisando, mais vezes, a área contrária.
Ainda assim, os ‘leões’, que apostando na velocidade iam abrindo brechas na defesa local, claudicavam no remate final, acabando, até à meia hora de jogo, por protagonizar apenas um pontapé, e por cima, à baliza de Casillas, por Matheus Pereira.
Do outro lado, os ‘dragões’ resguardavam-se na sua vantagem, tentando responder à maior iniciativa do adversário com contra-ataques, embora nem sempre com a melhor definição no último passe.
Essa pecha acabou desfeita já perto do final da etapa inicial quando, aos 40 minutos, Danilo, recuperou uma bola no meio-campo e desmarcou de forma superior Soares.
O avançado ex-Vitória de Guimarães foi veloz ao superar dois adversários e a ultrapassar Rui Patrício, rematando, depois, com frieza para assinar o ‘bis’ e o 2-0 com que se chegou ao intervalo.
Jorge Jesus percebeu que teria de fazer algo mais para a segunda metade, e abdicou do pouco produtivo Matheus Pereira para apostar em Alan Ruiz, logo o reatamento.
Ganhando um futebol mais musculado, os lisboetas mostraram ambição para recuperar da desvantagem, e ainda antes dos 50 minutos, um cabeceamento de Bryan Ruiz, que Casillas susteve, e um remate de Alan Ruiz, ao lado, vincaram a reação ‘leonina’.
Pouco depois, foi Adrien, aos 56, a protagonizar um remate pleno de intenção, mas desviado pelo ferro da baliza do FC Porto.
A insistência dos ‘leões’ acabou por dar frutos aos 60 minutos, quando Gelson conduziu um contra-ataque pela direita e combinou com Bas Dost, que amorteceu para o remate forte de Alan Ruiz, de fora da área, a fazer o 2-1 e a relançar o jogo.
No banco de FC Porto, Nuno Espírito Santo sentiu as dificuldades da sua equipa nesta etapa complementar, com o meio-campo amorfo e a não municiar o ataque, e, em menos de cinco minutos, lançou André André para reforçar a intermediária, e apostou em Diego Jota para dar profundidade à linha da frente.
As alterações não tiveram efeitos práticos na produção ofensiva dos locais, mas ajudaram a equipa 'azul e branca' a manter alguma consistência perante o evidente domínio e maior ritmo do Sporting, nesta fase.
A formação de Alvalade não desistiu, e conseguiu manter o resultado em aberto até ao final, valendo ao FC Porto duas grandes intervenções de Casillas, nos últimos minutos, a dois cabeceamentos de Coates, que seguraram o 2-1 até ao final.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.