loading

Euro 2008: Selecção chega tranquila, com Antunes e olhos em Nani

A selecção portuguesa de futebol aterrou hoje às 19:10 locais (18:10 em Portugal) na Bélgica, país que terá como adversário no sábado, no sétimo jogo de qualificação para o Campeonato da Europa 2008, na Áustria e Suíça.

Euro 2008: Selecção chega tranquila, com Antunes e olhos em Nani
Futebol 365

Depois de uma viagem tranquila e já com o ''miúdo'' Antunes no lugar de Marco Caneira, lesionado, a equipa das ''quinas'' chegou ao aeroporto de Bruxelas e rapidamente rumou à unidade hoteleira escolhida, já que o único treino em solo belga se realiza apenas na sexta-feira (17:00 locais), no Estádio Rei Balduíno, ''palco'' da decisiva partida.

Com Nani, naturalmente, como alvo de todos os olhares - o craque do Sporting está de partida para o Manchester United -, Portugal joga sábado (20:45 locais) no estádio onde, há quase sete anos, perdeu um lugar na final do Euro2000, por culpa de um malfadado toque na bola da mão esquerda de Abel Xavier.

A grande penalidade assinalada por Gunter Benko e transformada aos 117 minutos (prolongamento) por Zinedine Zidane colocou Portugal fora da final e os franceses com a mão praticamente na Taça.

A selecção comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari venceu já a Bélgica neste grupo A de qualificação para o Euro2008 (4-0, em Alvalade, com bis de Ronaldo e golos de Nuno Gomes e Quaresma), naquela que foi a primeira vitória oficial sobre a equipa de Rene Vandereicken.

Portugal apenas por uma vez venceu a Bélgica em sua casa e nunca em jogos ''a sério'': esse único triunfo conta já mais de 43 anos (2-1, com golos de Eusébio e José Augusto, a 03 de Maio de 1964, no estádio do Heysel).

A equipa lusa (sete jogos na Bélgica) realizou neste país três jogos oficiais e nunca apontou nenhum golo, tendo sofrido oito.

Na corrida ao Europeu de 1972, Portugal perdeu 3-0, na luta por um lugar no Euro1980, foi derrotado por 2-0 e, num jogo de qualificação para o Mundial1990, novo desaire (3-0).

Sem Cristiano Ronaldo (falha o terceiro jogo desde o Euro2004), castigado, e privado dos lesionados Simão, Nuno Gomes e Ricardo Carvalho, Luiz Felipe Scolari deve apresentar um ''onze'' com Ricardo, na baliza, uma defesa com Miguel, Meira, Jorge Andrade e Paulo Ferreira, uma linha média com Petit, Tiago e Deco e um ataque a três (Quaresma, Nani e Hugo Almeida).

Sem vitórias fora há quase dois anos, a selecção portuguesa ocupa o segundo lugar do grupo A de apuramento, com 11 pontos (menos cinco que a líder Polónia, que tem um jogo a mais) e mais quatro que a Bélgica, quinta classificada (mesmo número de partidas).

O encontro, agendado para as 19:45 em Portugal, é arbitrado pelo sueco Martin Hansson.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?