O futebolista Manuel Fernandes serenou hoje as expectativas em torno da selecção sub-21 no Europeu da Holanda, adoptando um discurso prudente para evitar repetir o erro cometido na prova que Portugal organizou em 2006.
''No ano passado as expectativas foram muito altas. Agora vamos ser mais comedidos e pensar numa coisa de cada vez. Temos uma boa equipa, muito unida e queremos mostrar o nosso valor. Estamos com os pés bem assentes na terra'', vincou, abordando a competição que principia domingo e termina a 23 de Junho.
O atleta do Everton, de Inglaterra, foi porta-voz de ''um grupo e trabalho que quer vencer'': ''O nosso objectivo é atingir os Jogos Olímpicos e só a partir daí pensar noutros objectivos. As equipas neste Europeu são as melhores e todas ambicionam a vitória no Campeonato. Vamos pensar num desafio de cada vez e ter os pés bem assentes na terra.''
''Entrar bem é sempre positivo e tudo vamos fazer para vencer domingo a Bélgica. Sabemos que têm bons jogadores e que formam um bom conjunto. Penso que é a melhor equipa de Sub-21 de sempre da Bélgica, mas nós temos também um bom grupo e vamos tentar vencer'', prosseguiu Manuel Fernandes.
Ruben Amorim, que também disputa um lugar no meio campo português, revelou a ansiedade de quem quer começar a competir: ''Queremos que chegue o primeiro jogo. Já estamos no final da época, fizemos muitos treinos e andamos a pensar no Europeu há algum tempo, pelo que só queremos jogar e esperar que tudo corra bem''.
O atleta do Belenenses considera muito importante começar bem o Europeu, mas desvalorizou um possível deslize, lembrando que ''em 2006 a Holanda perdeu o primeiro jogo, empatou o segundo e foi campeã da Europa''.
''Hoje em dia as equipas preparam-se dentro de campo, mas também fora dele. Esse factor é cada vez mais importante. Temos vídeos sobre a Bélgica e estamos a ter muita atenção. Quando chegar ao momento de entrar em campo saberemos os seus pontos fortes e os mais fracos'', concluiu, falando de um adversário ''com muita qualidade''.
O seleccionador José Couceiro voltou hoje a trabalhar questões tácticas - preferencialmente nos treinos matutinos, à porta fechada - bem como situações de jogo entre equipas de sete elementos.
Entretanto, o lateral Antunes voltou da selecção ''A'' que foi disputar um particular no Kuwait e já trabalhou durante a tarde. Nani foi autorizado a resolver ''problemas pessoais'' e só esta noite se junta aos companheiros.
Semedo, que havia sofrido um traumatismo no ombro direito na segunda-feira, já integrou com normalidade os trabalhos, enquanto Organista manteve queixas e continuou de fora. Vaz Té sofreu uma entorse no joelho direito e será reavaliado quinta-feira.
Debelados problemas de saúde, o treinador Rui Caçador reforça quinta-feira o grupo de trabalho.
LUSA