A selecção portuguesa de futebol de sub-20 falhou hoje o acesso à final do Torneio de Toulon, ao perder por 1-0 com a anfitriã França, tricampeã em título, em encontro realizado no Estádio Mayol.
Um golo de Kevin Gameiro, aos 28 minutos, derrotou a formação comandada por Carlos Dinis, que foi completamente dominada na primeira parte, mas reagiu na segunda, na qual criou, e desperdiçou, várias oportunidades para restabelecer a igualdade.
Desta forma, resta a Portugal jogar para o “bronze”, frente à Costa do Marfim, que, na outra meia-final, perdeu com a China por 5-3 no desempate por pontapés da marca da grande penalidade, após uma igualdade a zero nos 80 minutos regulamentares.
A França entrou melhor no encontro e dominou por completo nos primeiros instantes, com sucessivos remates com algum perigo à baliza de Mário Felgueiras, enquanto Portugal só reagiu aos 20 minutos, num “tiro” de Bruno Gama, após bom trabalho individual.
O domínio decresceu, mas, aos 28 minutos, os gauleses adiantaram-se no marcador: Moutaouakil fez um lançamento lateral na direita, Danze tocou de cabeça, Vasco Fernandes aliviou para a frente e Kevin Gameiro rematou certeiro, junto ao poste direito.
Nos minutos finais da primeira metade, Portugal tentou jogar mais no meio-campo contrário, mas nunca conseguiu encontrar soluções para criar perigo junto à baliza de Jourdren.
A formação lusa não fez alterações ao intervalo, mas entrou de forma prometedora na segunda parte e quase marcou logo aos 42 minutos, num remate de primeira de Guedes em plena área, que saiu a rasar o “ferro”, depois de um cruzamento da direita de Targino.
Os comandados de Carlos Dinis, que foi mudando a equipa, com as entradas de João Pedro, Tiago H. Gomes e Ivanildo, continuaram a insistir, mas, em contra-ataque, foi a França que quase acabou com o jogo, num remate muito perigoso de Remy, aos 60 minutos.
Até ao final, e perante uma França cada vez mais retraída, Portugal nunca desistiu de procurar a igualdade, mas continuou a não acertar na finalização, nomeadamente aos 69 minutos, por Bruno Gama, e aos 70, num remate sem preparação de Ivanildo.
A quatro minutos do final, a França ficou reduzida a 10 unidades, devido ao segundo amarelo mostrado a Moutaouakil, mas Portugal, mais em desespero, não logrou criar qualquer ocasião flagrante para forçar a “lotaria” das grandes penalidades.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Mayol, em Toulon (França).
França - Portugal, 1-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcador:
1-0, Kevin Gameiro, 28 minutos.
Equipas:
- França: Geoffrey Jourdren, Yassin Moutaouakil, Mohamed Chakouri, Cyriaque Louvion, Thomas Mangani, Ricardo Faty, Youssouf Mulumbu, Romain Danze, Alexandre Bonnet, Loic Remy (Jonathan Lacourt, 81) e Kevin Gameiro (Abdoulrazak Boukari, 62).
(Suplentes: Benoit Costil, Maxime Josse, Sandy Paillot, Jonathan Lacourt, Alexandre Reineau, Abdoulrazak Boukari, Alharbi El Jadeyaoui, Djamel Abdoun e Xavier Pentecôte).
- Portugal: Mário Felgueiras, Vítor Gomes (Tiago H. Gomes, 59), Nuno Coelho, Vasco Fernandes, Mano, Pele, Celestino (Ivanildo, 65), Zezinando, Tiago Targino (João Pedro, 51), Bruno Gama e Guedes.
(Suplentes: Bruno Costa, Gonçalo Brandão, Tiago H. Gomes, João Pedro, João Coimbra, Steven Borges, Vieirinha, Ivanildo e Saleiro).
Árbitro: William Collen (Escócia).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Nuno Coelho (45), Yassin Moutaouakil (47 e 76), Celestino (50), Guedes (54), Vítor Gomes (56), Pelé (72) e Youssouf Mulumbu (73). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Yassin Moutaouakil (76).
Assistência: Cerca de 5.000 espectadores.
LUSA