O futebolista João Moutinho vincou hoje a ''determinação'' da selecção portuguesa de sub-21 de demonstrar quarta-feira o seu valor frente à campeã Holanda, na segunda jornada do Grupo A do Europeu da categoria.
''Queremos mostrar dentro de campo o que valemos, já no próximo encontro. Temos margem para melhorar em cada jogo e trabalhamos para isso'', frisou, considerando que o empate (0-0) e a exibição menos conseguida frente à Bélgica ''é passado''.
João Moutinho minimizou o peso do desafio: ''É apenas mais um jogo, apesar de importante, como foi o da Bélgica. Precisamos pontuar, isso é essencial, e vamos trabalhar para isso, mas há mais um encontro (sábado, com Israel) no qual tudo se vai resolver''.
''A Bélgica tinha um futebol mais físico. A Holanda é mais parecida connosco. Acho que será equilibrado. Têm pontos fortes e nós temos os nossos. Vamos tentar superiorizar-nos, impor o nosso jogo e, se assim for, venceremos'', defendeu.
O médio do Sporting diz que o estádio cheio (20.000 espectadores no Euroborg de Groningen) é ''motivador para as duas equipas'', garante que a ansiedade de Portugal já desapareceu e que o grupo estabelece objectivos ''jogo a jogo'' até à almejada qualificação olímpica, garantida com a presença nas meias-finais.
Presença regular no meio campo ''leonino'', João Moutinho vai completar 50 jogos esta época, marca invulgar para um jovem: ''É bom e espero poder vir a fazer muitos mais''.
O avançado e ''capitão'' Hugo Almeida reiterou que o objectivo passa por ganhar o encontro com a selecção anfitriã, mas lembra que ''pontuar mantém Portugal a depender apenas de si próprio''.
''A Holanda joga em casa com o seu público e é uma excelente equipa que não precisa de apresentações, mas nós também somos. Acredito que será taco-a-taco até ao final'', sustentou Hugo Almeida.
O avançado do Werder Bremen disse ainda que ''a pressão e ansiedade do primeiro jogo já passou'' e, em resposta aos holandeses, garante que Portugal ''é tão bom em termos individuais como colectivos''.
LUSA