A selecção portuguesa de futebol de sub-21 comprometeu hoje a qualificação para as meias-finais do Europeu da categoria, ao perder por 2-1 com a Holanda, país anfitrião e campeão em título, na segunda jornada do grupo A.
Em Groningen, a Holanda inaugurou o marcador aos 33 minutos, na sequência de uma grande penalidade marcada por Babel, a castigar falta na área do guarda-redes Paulo Ribeiro sobre Rigters, que aumentou a vantagem aos 75, tornando inútil o solitário tento português, apontado por Miguel Veloso aos 77, na transformação de um livre directo.
Enquanto a Holanda é a primeira selecção apurada para a ''meias'', a equipa lusa, que tinha empatado 0-0 na estreia com a Bélgica, ocupa a terceira posição do grupo A, ficando dependente de uma vitória sábado sobre Israel e da derrota da Bélgica frente à líder equipa anfitriã.
O desaire de Portugal, que viu o seleccionador José Couceiro ser expulso do banco de suplentes aos 63 minutos, compromete também o apuramento para os Jogos Olímpicos Pequim2008, na sequência da vitória obtida pelos belgas sobre o ''lanterna vermelha'' Israel, por 1-0.
Tal como Portugal, a formação israelita ainda não ganhou no torneio, desperdiçando hoje uma boa oportunidade para o conseguir, pois actuou desde os 18 minutos em superioridade numérica, por expulsão de Fellaini, mas concedeu o golo adversário aos 82, marcado por Mirallas.
Caso falhe a presença nas meias-finais, Portugal pode ainda qualificar-se para Pequim, pois a Inglaterra, mesmo que atinja as ''meias'', não participa nos Jogos Olímpicos, mas terá que conservar o terceiro lugar do grupo A - bastando para isso empatar com Israel -, discutindo depois o apuramento com o terceiro da ''poule'' B.
LUSA