Portugal está hoje obrigado a vencer Israel para manter vivo o sonho do apuramento para as meias-finais do Europeu sub-21 de futebol, que garantem o “passaporte” para os Jogos Olímpicos.
Em Groningen, onde os lusos disputaram todos os jogos do Grupo A, o conjunto luso precisa de conquistar o primeiro triunfo na prova e esperar que a Holanda se imponha à vizinha Bélgica.
Se ambas as condições se conjugarem, e face ao nulo (0-0) registado entre lusos e belgas, prevalece como factor de desempate o maior número de golos marcados.
O seleccionador José Couceiro assumiu novamente que o objectivo de Portugal é ser Campeão da Europa, pelo que não deu muita importância ao apuramento olímpico através do “play-off”, destinado aos terceiros classificados de cada grupo caso a Inglaterra (vai a Pequim2008 integrada na Grã-Bretanha) seja segunda na “poule” B.
Apesar de ainda não ter pontuado, Israel tem legitimas aspirações a chegar aos Jogos Olímpicos, pelo que Portugal tem pela frente um desafio complicado.
O extremo Nani, que tem apresentado queixas após o desafio com a Holanda, está em dúvida, enquanto Vaz Té, até agora indisponível por lesão, pode estrear-se no Europeu.
LUSA