O seleccionador português de futebol de sub-21, José Couceiro, congratulou-se hoje com a oportunidade de conquistar a última vaga para os Jogos Olímpicos Pequim2008, na ''final'' de quinta-feira com a Itália, em Nijmegen.
''É uma final com a Itália, as regras do jogo são essas. É um bom jogo para demonstrarmos o nosso valor. Continuo a acreditar que éramos a melhor equipa do Grupo A e agora temos esta oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos'', disse Couceiro, analisando o ''play-off'' dos terceiros colocados do Europeu da categoria, que decorre na Holanda.
O técnico falou após assistir ao vivo ao Itália-República Checa (3-1), insuficiente para os transalpinos se apurarem para as meias-finais, perdidas para a Inglaterra, que compete em representação da Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos, abrindo uma perspectiva de apuramento para Pequim aos terceiros posicionados dos grupos.
''Este jogo (com Itália) nada atenua, porque sempre disse que queríamos as meias-finais e depois lutar pela final. Continuo a achar que fomos prejudicados e que fomos nitidamente a melhor equipa do grupo, independentemente dos erros que cometemos e que são para perceber e não repetir'', justificou.
A missão lusa vai ser complicada, pois Portugal nunca eliminou a Itália em Europeus de sub-21: ''O que me lembro é de sermos sempre eliminados pela Itália em sub-21. Mesmo com a nossa melhor equipa perdemos a final em 1994, em Montpellier (França). Espero que desta vez isso não aconteça e que possamos chegar aos Jogos Olímpicos''.
''A Itália joga muito bem. Esta equipa é um pouco diferente do habitual, mais ofensiva, com grande mobilidade pelas alas e tecnicamente muito evoluída, com um meio campo muito forte. Vai ser um jogo muito equilibrado, mas temos as mesmas hipóteses de chegar aos Jogos Olímpicos. Não é uma equipa mais forte que a nossa, está ao nosso nível'', defendeu o seleccionador luso.
José Couceiro revelou que já tem a estratégia montada para bater a Itália, mas lamentou o facto de não poder contar com o ponta-de-lança e ''capitão'' da equipa, Hugo Almeida, que vai cumprir um encontro de suspensão.
''Já tenho uma estratégia, mas temos para já um problema: o Hugo Almeida não vai poder jogar. Mas não vamos abdicar de actuar como o temos feito. Vamos alinhar dentro do nosso modelo de jogo e jogar para ganhar. São duas boas equipas de grande qualidade, mas vai depender muito do momento do jogo, dos jogadores'', prometeu Couceiro.
O seleccionador de Portugal está mais aliviado quanto à situação clínica do avançado Nani, pois a lesão do novo reforço do Manchester United ''não é tão grave como se pensava'', como explicou.
LUSA