As acções da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD serão suspensas hoje às 08:00, no início da sessão da Euronext Lisboa, disse hoje à Agência Lusa fonte oficial da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Esta decisão é tomada após ter sido noticiado o interesse de um grupo económico chinês em tomar posição em clubes portugueses, entre os quais o Benfica, revelado quinta-feira à Agência Lusa pelo empresário Vasco Pereira Coutinho.
O empresário adiantou que clubes ingleses também podem estar na mira do grupo chinês, mas foi o interesse no Benfica levou a CMVM a suspender as acções da SAD ''encarnada'', uma notícia avançada pelo portal Sapo e confirmada à Agência Lusa por ponte oficial do regulador do mercado.
O Benfica não comenta o assunto, mas outra fonte do clube adiantou que os lisboetas têm interesse em projectos de colaboração com entidades chinesas, em especial na ''criação de escolas de futebol e prospecção de jogadores''.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assinou já este ano um acordo de cooperação com o Dalian Shinde, um dos principais clubes da China.
O Diário Económico avançou quinta-feira que um grupo chinês está interessado em comprar um clube do futebol europeu e que o Benfica encabeça a lista de preferências, preparando-se para se reunir com os dirigentes ''encarnados''.
A notícia sugere que os empresários chineses podem mesmo lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) alternativa aquela que o empresário Joe Berardo formalizou quinta-feira na CMVM sobre o Benfica.
LUSA