O “capitão” da selecção portuguesa de futebol, Jorge Andrade, frisou hoje, à chegada à Arménia, que o objectivo das formação lusa é “sempre ganhar”, a dois dias do encontro no grupo A de apuramento para o Europeu2008.
“Sabemos que é difícil jogar aqui. Vamos ter algumas cautelas, mas o objectivo da selecção portuguesa é sempre ganhar”, frisou o central português, contratado no último defeso pela Juventus, depois de cinco épocas ao serviço do Deportivo da Corunha.
Segundo Jorge Andrade, por muitas que sejam as dificuldades, é preciso continuar a somar: “a Arménia tem feito uma boa fase de qualificação, mas o nosso objectivo é estar presente no Europeu. Todos os jogos contam e todos os pontos também”.
No embate de quarta-feira, Jorge Andrade, que foi o grande ausente da equipa lusa no Mundial da Alemanha2006, devido a uma grave lesão, não vai ter a seu lado Ricardo Carvalho, que foi excluído dos eleitos devido a lesão, mas não está minimamente preocupado.
“Não está o Ricardo Carvalho, mas o Fernando Meira também é um grande jogador”, disse o central luso, elogiando o jogador do Estugarda, que, na sua ausência, foi titular no Mundial e uma das principais figuras na campanha lusa, que terminou com o quarto lugar.
O embate da Arménia pode também ficar marcado pela estreia de Miguel Veloso como internacional “AA”, ele que foi a grande novidade nos eleitos de Scolari: “o Miguel (Veloso) integrou-se muito bem, é divertido e rapidamente percebeu o funcionamento da selecção”.
À chegada a Ierevan, o portista Ricardo Quaresma também falou aos jornalistas, dois dias depois de ter marcado os dois golos, ambos de livre directo, que permitiram ao bicampeão FC Porto começar o campeonato com um triunfo (2-1 no reduto do Sporting de Braga).
“Se espero ser titular? estou num grande momento de forma e quero aproveitá-lo ao máximo, mas se vou ser titular ou não tudo depende das escolhas do seleccionador”, disse o jogador portista, confrontado com a presença de Cristiano Ronaldo e Simão.
A decisão pertence a Scolari, que optou por Ronaldo e Simão na última vez em que os três jogadores estiveram presentes em simultâneo (1-1 na Sérvia, a 28 de Março), e o extremo portista sabe-o bem: “a mim, compete-me trabalhar para evoluir todos os dias”.
Quanto ao jogo, Ricardo Quaresma, que já marcou um golo na fase de qualificação (4-0 à Bélgica, em Alvalade, a 24 de Março), não espera facilidades: “já não há jogos fáceis. Vai ser um jogo muito difícil, mas vamos tentar ganhar”.
A selecção portuguesa de futebol chegou hoje à capital da Arménia cerca das 21:00 locais (17:00 em Lisboa), depois de uma tranquila viagem de seis horas desde Lisboa, de onde a comitiva lusa saiu pelas 11:20.
Os comandados do brasileiro Luiz Felipe Scolari efectuam terça-feira o único treino em solo arménio, a partir das 17:30 locais (13:30 em Lisboa), no palco do encontro, o Estádio Hanrapetakan/”Republican Stadium”.
O conjunto das “quinas” segue no terceiro lugar do grupo A de qualificação, com 14 pontos (sete jogos), os mesmos que a Sérvia, segunda (sete), e a Finlândia, quarta (oito), e menos cinco em relação à líder Polónia (nove).
O encontro entre as selecções principais de Portugal e da Arménia, do grupo A de apuramento para o Europeu de 2008, realiza-se quarta-feira, pelas 21:00 locais (17:00 em Lisboa), com arbitragem do dinamarquês Claus Bo Larsen.
LUSA