O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou hoje que o apuramento para a fase final do Europeu de 2008 passa por uma vitória na Arménia, quarta-feira, em encontro do grupo A de apuramento.
“Vamos defrontar uma equipa estrutura e com boa capacidade, principalmente quando joga em casa. Vamos ter dificuldades, mas a qualificação para o Europeu passa por uma vitória aqui na Arménia”, disse Scolari, em declarações à sua assessoria de imprensa.
Segundo o técnico da formação das “quinas”, vencer quarta-feira “dará mais tranquilidade para os próximos jogos e, quem sabe, para um possível tropeção qualquer”.
“Os jogos estão mentalizados e tenho a certeza de que vão fazer um bom jogo”, frisou Luiz Felipe Scolari, reafirmando: “se sairmos daqui com uma vitória damos um grande passo” rumo à presença na fase final do Europeu, na Áustria e Suíça.
Apesar de esperar uma boa resposta dos seus jogadores, o técnico brasileiro sabe o que o espera: “a Arménia joga em 4-4-1-1, bem fechada e tem jogadores com muita vontade e que correm muito”.
“Venceram por 1-0 a Polónia, que teve algumas oportunidades, mas, no final, poderia ter sofrido mais dois ou três golos, através dos contra-ataques da Arménia”, explicou Scolari, lembrando que, em três jogos caseiros, o conjunto de Leste só sofreu um golo.
Quanto ao cansaço, provocado por uma viagem de seis horas, tudo está previsto: “a viagem foi normal, com muita alegria e tranquilidade. Agora vamo-nos adaptar ao fuso horário (quatro horas), começando já amanhã (terça-feira) de manhã”.
“Os jogadores serão chamados para o pequeno-almoço e depois terão uma sessão de vídeo... para não adormecerem”, explicou Luiz Felipe Scolari, garantindo que quarta-feira todos vão estar “nas melhores condições”.
O seleccionador luso aproveitou ainda para agradecer aos clubes: “tenho de agradecer aos clubes, que nos libertaram os jogadores com um dia de antecedência, em relação às exigências da FIFA, permitindo-nos chegar à Arménia ainda hoje”.
“Ontem (domingo) só tive oito jogadores no treino, mas não me posso queixar”, finalizou o técnico da formação das “quinas”, que partiu pelas 11:20 da capital portuguesa e aterrou em Ierevan pelas 21:00 locais (17:00 em Lisboa).
Os comandados do brasileiro Luiz Felipe Scolari efectuam terça-feira o único treino em solo arménio, a partir das 17:30 locais (13:30 em Lisboa), no palco do encontro, o Estádio Hanrapetakan/”Republican Stadium”.
O conjunto das “quinas” segue no terceiro lugar do grupo A de qualificação, com 14 pontos (sete jogos), os mesmos que a Sérvia, segunda (sete), e a Finlândia, quarta (oito), e menos cinco em relação à líder Polónia (nove).
O encontro entre as selecções principais de Portugal e da Arménia, do grupo A de apuramento para o Europeu de 2008, realiza-se quarta-feira, pelas 21:00 locais (17:00 em Lisboa), com arbitragem do dinamarquês Claus Bo Larsen.
LUSA