O treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Cajuda, garantiu hoje que a sua equipa ''tem argumentos para chegar ao Estádio da Luz e ganhar'' ao Benfica, sábado, em jogo da segunda jornada da Liga portuguesa de futebol.
Sem temer ''rigorosamente nada'' do Benfica, o técnico do clube minhoto, que falava na habitual conferência de imprensa de antevisão das partidas, considerou, contudo, que será ''um jogo tremendamente difícil, por razões óbvias''.
''Não acho que o Benfica agora seja menor do que o Benfica antes do sorteio [do campeonato]'', sublinhou Cajuda, acrescentando que a mudança no comando técnico processada no início desta semana, com a saída de Fernando Santos e a entrada de José António Camacho, não deverá significar alterações profundas na equipa ''encarnada''.
Na sua opinião, ''em termos de treinos, em dois ou três dias nada se pode mudar, a não ser a parte psicológica''.
O técnico vimaranense não quis comentar as supostas fragilidades do Benfica, que se debate com problemas no centro da defesa. ''O Benfica tem um excelente plantel, dito pelo treinador que saiu, repetido pelo treinador que entrou, grandes jogadores. Não vejo que o Benfica tenha debilidades'', justificou.
Cajuda fez questão de enviar ''um abraço de solidariedade'' ao central benfiquista David Luís, ''porque ninguém deseja ao adversário uma lesão, ainda por cima a um miúdo cheio de futuro”, e confessou ficar “satisfeito por ele não jogar, mas nunca pela lesão''.
Manuel Cajuda garantiu que não haverá quaisquer alterações tácticas na sua equipa. ''O Vitória será fiel à filosofia que quero impor no clube: ser favorito em todos os jogos. Tenho uma boa equipa e a consciência perfeita de que, em qualquer jogo, posso ganhar'', afirmou.
Haverá, no entanto, mudanças no ''onze'' em relação ao que jogou com o Vitória de Setúbal, na primeira jornada da Liga. A única certeza, como Cajuda admitiu, é o regresso ao centro da defesa do brasileiro Geromel, que, depois de cumprido o castigo da Liga, substitui Radanovic, fazendo dupla com Danilo.
Embora Cajuda não tenha querido abrir o jogo, é provável que Carlitos, que jogou no Benfica sob o comando de Camacho, assuma a titularidade em detrimento de Ghilas, face ao menor desempenho deste no jogo com o Setúbal. Além disso, o argelino esteve grande parte da semana ao serviço da sua selecção, estando previsto o seu regresso apenas para hoje à tarde.
A casa cheia que se perspectiva para o Estádio da Luz não assusta Manuel Cajuda, face à ansiedade patenteada pela sua equipa em casa. ''Será motivador'', garantiu o técnico, considerando que “a ansiedade foi perfeitamente natural'', até face às ''expectativas da massa associativa'' perante uma pré-temporada sem derrotas.
Na Luz não estarão apenas adeptos benfiquistas, já que os 500 bilhetes postos à venda hoje de manhã nas bilheteiras do Estádio D. Afonso Henriques, para os sócios do Vitória, esgotaram poucos minutos.
O Vitória de Guimarães efectua o último treino antes da partida para Lisboa na sexta-feira, às 9:30, findo o qual será divulgada a lista de convocados. O encontro está marcado para as 19:15 de sábado, no Estádio da Luz.
LUSA