O antigo futebolista Beto afirmou hoje que acredita no sucesso da seleção portuguesa, que está a dias de disputar os dois jogos decisivos para o apuramento do Mundial2018, enaltecendo a mentalidade que o Fernando Santos impôs ao grupo.
“O selecionador Fernando Santos fez muito bem, mudou a mentalidade um pouco. Foi, também por isso, que conseguiu ser campeão da Europa: pela sua confiança, pela sua automotivação, por aquilo que conseguiu transmitir aos jogadores”, disse, acrescentando: “Acredito no sucesso [da seleção]”.
O antigo defesa, que falava à margem da apresentação da coleção de cromos da época 2017/2018 do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e da Panini, considerou que os jogos com a Albânia, no sábado, e com a Suíça, a 10 de outubro, são distintos.
Beto, que somou 30 jogos pela seleção principal, garantiu que os jogadores conseguem “focar-se primeiro num jogo e só depois pensar no outro”.
Nas duas últimas rondas do Grupo B de apuramento para o Mundial, Portugal desloca-se a Andorra e recebe a Suíça, num encontro que poderá ser decisivo para garantir o acesso direto à fase final, já que os helvéticos lideram a ‘poule’ com mais três pontos que os campeões europeus.
Numa análise à I liga portuguesa, Beto considerou que o Sporting, o seu clube, “está a fazer uma grande época, dentro das expectativas”, e quando questionado sobre os resultados menos bons do tetracampeão Benfica, lembrou que “o campeonato é uma prova de regularidade”.
“O futebol é um momento, acredito que o campeonato é uma prova de regularidade e todas as equipas vão passar por momentos menos bons”, afirmou, manifestando um desejo: “Esperemos que quando a prova de regularidade chegar ao fim o meu Sporting chegue em primeiro”.
Além de Beto, que elegeu como “cromo” mais valioso da liga o sportinguista Gelson, a apresentação da coleção contou também com a presença do antigo futebolista Nuno Gomes, que escolheu como figura mais valiosa o benfiquista Seferovic, numa lista que incluía também o portista Danilo.
A coleção, que a marca espanhola lança há 26 épocas consecutivas, inclui todos os jogadores inscritos nos 18 clubes da I liga até ao fecho do mercado.
A Panini, cuja caderneta de maior sucesso de em Portugal foi a do Mundial de 2010, vai lançar no mercado dois milhões de saquetas, e garante que é emitido o mesmo número de cromos de cada jogador, o que desmistifica a ideia do cromo mais difícil da coleção.