loading

Euro 2008: Portugal proibido de perder pontos na recepção à Sérvia

A selecção portuguesa de futebol ficou obrigada a vencer quarta-feira a sua congénere sérvia, em encontro do grupo A de apuramento para o Europeu de 2008, depois de sábado ter cedido um comprometedor empate (2-2) na recepção à Polónia.

Euro 2008: Portugal proibido de perder pontos na recepção à Sérvia
Futebol 365

Os comandados por Luiz Felipe Scolari continuam a depender de si próprios para garantir a presença no campeonato, que vai ser organizado conjuntamente pela Áustria e pela Suíça, mas ficarão com menos margem de manobra, caso voltem a marcar passo.

O empate cedido acabou por não ser muito penalizante, já que no outro encontro da ronda, a Sérvia empatou (0-0) na recepção à Finlândia, deixando as contas na frente na mesma.

Diante dos polacos, Portugal viu-se a perder aos 44 minutos, após um tento de Lewandowski, tendo Maniche (50) e Cristiano Ronaldo (73) dado a volta ao marcador. No entanto, Kryznowek (88) restabeleceu a igualdade, num lance infeliz para Ricardo, que viu a bola bater no poste e nas suas costas antes de entrar.

Embora a formação portuguesa seja apontada como clara favorita à vitória, a Sérvia já deu mostras de que não vai facilitar e virá a Lisboa tentar o tudo por tudo para reentrar na corrida ao apuramento.

Portugal é actualmente terceiro classificado com 16 pontos, menos quatro que a líder Polónia e dois que a Finlândia, segunda classificada, mas a turma das ''quinas'' conta menos um jogo disputado, pelo que o triunfo diante dos sérvios poderia abrir o caminho ao apuramento.

Por seu turno, a selecção de Leste desloca-se a Lisboa no quarto lugar e com menos um ponto que os lusos, mas o mesmo número de jogos, e só a vitória lhe interessa para se manter na corrida, até para corrigir o empate registado sábado.

Apesar de não perder em casa há 19 encontros, Portugal voltou a complicar as contas do apuramento, com dois empates nos últimos dois jogos, primeiro com a Arménia (1-1), em Erevan, e agora com a Polónia (2-2), no Estádio da Luz.

Com cinco jogos para disputar no Grupo A de apuramento para o Euro2008, Portugal tem no jogo com a Sérvia um dos últimos grandes testes à sua condição de favorito - a par com a recepção à Finlândia.

Uma vitória frente à Sérvia poderá colocar Portugal no segundo lugar do Grupo A, mas, para tal, terá de esperar que a Finlândia não derrote em casa a Polónia, num encontro que se disputa no mesmo dia.

Contudo, um empate, ou uma derrota lusa, poderá colocar ainda mais pontos de interrogação na possibilidade de qualificação portuguesa, sobretudo se a equipa nórdica vencer e aumentar a vantagem sobre Portugal, embora continuasse a depender de si próprio para garantir o apuramento, uma vez que ainda recebe a Finlândia.

Portugal e Sérvia já se encontraram na fase de apuramento para o Euro2008, em Belgrado, onde Tiago deu avanço ao conjunto luso, com um remate que surpreendeu o guarda-redes do Sporting Stojkovic, mas Jankovic acabou por estabelecer o resultado final (1-1).

Depois do encontro com a Sérvia, Portugal tem ainda duas deslocações ao leste da Europa, ao Azerbaijão e Cazaquistão, recebendo a Arménia e a Finlândia.

Esta jornada dupla tem sido aziaga para a equipa portuguesa, uma vez que, além do empate com a Polónia, Luiz Felipe Scolari já perdeu três dos 23 convocados por lesão, primeiro Pepe, que se estreava nas convocatórias, e depois Caneira e Hélder Postiga, dispensados após o encontro de sábado.

No encontro com a Polónia, o seleccionador nacional surpreendeu ao introduzir no “onze” Bosingwa e Caneira nas laterais, deixando de fora os habituais titulares Paulo Ferreira e Miguel, além de ter dado uma oportunidade ao central Bruno Alves, que cumpriu os 90 minutos.

No meio-campo, Scolari apostou no regressado Maniche, fora da selecção há quase um ano e que acabaria por fazer o primeiro golo português.

O seleccionador luso, que elogiou a equipa apesar do empate, deverá manter o mesmo “onze”, excepção feita à entrada de Miguel ou Paulo Ferreira para o lugar do lesionado Caneira.

Assim, à frente de Ricardo deverão estar Bosingwa, Bruno Alves - o regresso de Jorge Andrade não está excluído -, Fernando Meira e Miguel, com o meio-campo a ser ocupado por Petit, Maniche e Deco.

Na frente, deverão estar Cristiano Ronaldo, Simão e Nuno Gomes, apesar da boa entrada de Ricardo Quaresma no encontro com a Polónia.

O novo Estádio José Alvalade tem sido talismã para a equipa lusa, que venceu as quatro partidas disputadas no recinto do Sporting.

No Euro2004, na última jornada da primeira fase, Portugal garantiu o apuramento com um golo de Nuno Gomes, que enviou a Espanha de regresso a casa, tendo Alvalade recebido ainda a meia-final, em que a equipa das “quinas” derrotou a Holanda, por 2-1, com tentos de Cristiano Ronaldo e Maniche.

A 13 de Outubro de 2004, já na fase de apuramento para o Mundial2006, a Rússia foi ''cilindrada'' em Alvalade, com Portugal a conseguir uma goleada das “antigas” (7-1), com os golos lusos a serem apontados por Pauleta, Deco, Simão, Petit e Cristiano Ronaldo, sendo que os dois últimos bisaram.

Na última partida da selecção em Alvalade, já na caminhada para o Euro2008, Portugal voltou a golear, desta feita a Bélgica, por 4-0, com mais dois golos de Cristiano Ronaldo, um de Nuno Gomes e um de Quaresma.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?