O seleccionador de futebol da Sérvia, Javier Clemente, afirmou hoje que a sua equipa está em Lisboa para ganhar e lembrou que Portugal ''não é imbatível'' em jogos em casa.
''Estamos cá para ganhar. Nunca joguei para não ganhar. Em todas as partidas que fiz com a Sérvia nenhum jogador demonstrou não querer ganhar'', afirmou Javier Clemente na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quarta-feira com Portugal, de qualificação para o Euro2008.
Apesar de considerar que a formação dos Balcãs ainda é bastante inexperiente devido a ter ''uma dezena de jogadores com menos de 24 anos'', o técnico espanhol frisou que a sua equipa ''joga sempre bem frente aos melhores da Europa''.
''Somos uma equipa nova, tirando quatro ou cinco jogadores com experiência, que vai jogar frente a uma grande equipa que é Portugal. Sendo uma boa equipa também perde às vezes e Portugal já perdeu e pode perder amanhã (quarta-feira) de novo'', disse.
Num grupo ''onde tem sido muito difícil vencer'', Javier Clemente considerou que quem perder o jogo de quarta-feira ''não fica de fora do Euro2008, mas fica em situação muito complicada''.
''Portugal tem que sofrer e correr e é essa nossa intenção. Acho que vamos conseguir. A nossa missão é não deixá-los jogar nem ter espaço'', afirmou Clemente.
No entanto, o treinador espanhol de 57 anos congratulou-se ainda por Luís Figo, ''o melhor jogador português da última década'', já não estar na selecção lusa mas lembrou que mesmo assim Portugal continua a ser ''uma potência futebolística''.
''É equipa habilidosa e de ataque. Todos os jogadores portugueses são internacionais com experiência. É uma equipa que gosto de ver jogar e em que todos os jogadores são bons'', referiu.
Por seu turno, o capitão da Sérvia, Dejan Stankovic, que festeja hoje 29 anos de idade, afirmou que se a sua equipa jogar ''com concentração e mentalidade'' poderá levar de vencido Portugal.
''Sei que tiveram alguns maus resultados ultimamente e penso que estão com alguma pressão depois do jogo com Polónia. Somos um adversário difícil e a nossa equipa joga sempre bem contra as melhores equipas'', disse o futebolista do Inter de Milão.
Apesar de sentido nos últimos dias algumas dores no pé direito, Stankovic vai na quarta-feira ser um dos jogadores que vai pisar o relvado de Alvalade, assim com o gigante de 2,03 metros Nikola Zigic que esteve a recuperar de lesão durante o ultimo mês.
Depois do empate (2-2) com a líder Polónia na Luz, Portugal recebe quarta-feira (21:00) a Sérvia, no Estádio de Alvalade, em jogo do Grupo A de apuramento para o Euro2008, e que será arbitrado pelo alemão Markus Merk.
LUSA