loading

Euro2009 (sub-21): Portugal goleia Montenegro 4-0 e é líder

A selecção portuguesa de futebol sub-21 goleou hoje Montenegro por 4-0 e é líder do Grupo 3 de apuramento para o Euro2009 da Suécia, com o pleno de seis pontos, a par da Inglaterra.

Euro2009 (sub-21): Portugal goleia Montenegro 4-0 e é líder
Futebol 365

Depois do triunfo por 2-0 na visita à República da Irlanda, os pupilos de Rui Caçador cumpriram a obrigação de ganhar em casa - com golos de João Moreira (18 m), Nuno André Coelho (58) e Manuel Fernandes (67 e 88) - e assim mantêm-se na senda do apuramento.

Os primeiros classificados e os quatro melhores segundos de cada um dos 10 grupos vão disputar o ''play-off'' final: Portugal tem uma diferença de golos de 6-0, enquanto a Inglaterra, que triunfou por 2-0 na Bulgária, está nos 5-0.

No talismã Estádio Jorge Sampaio - onde Portugal conseguiu frente à Rússia o apuramento para o Euro2007 - repleto de público, os jovens lusos foram quase sempre a melhor equipa, mas estiveram longe de deslumbrar frente a um conjunto com bom toque de bola, mas a quem falta ainda traquejo internacional. O sportinguista Vukcevic lesionou-se segunda-feira e foi o grande ausente no conjunto dos Balcãs.

Antes da dupla visita à Bulgária e Montenegro (12 e 16 de Outubro, respectivamente), era importante a Portugal conquistar os três pontos e a verdade é que foi a única equipa a procura-los.

Como lhe competia, Portugal pegou nas rédeas do jogo, mas sem conseguir criar desequilíbrios no ultimo terço do terreno, frente a um adversário bem organizado na defesa, e que até criou a primeira situação de perigo: Tiodorovic (15 m) lançou longo para Jovetic que, na área, ganhou ao defesa e atirou com perigo.

Os lusos responderam volvidos com uma cabeçada de João Moreira para defesa instintiva do guarda-redes que nada pôde fazer no minuto seguinte: Miguel Veloso (18 m) tentou amortecer um ''balão'' da defesa contrária, mas a bola também ''voou'' para João Moreira, que ganhou a um adversário e conquistou espaço para ''fuzilar'' sobre a direita (18 m).

Cumprido o primeiro objectivo, Portugal adormeceu e o Montenegro subiu no terreno, assistindo-se a uma fase de jogo repartido, mas sem grande qualidade: Vieirinha (33 m), de fora da área, deu um safanão no marasmo, mas o guarda-redes desviou o seu disparo para canto.

Em cima do intervalo, Jovetic ludibriou Nuno André Coelho com um toque de calcanhar e seguiu na linha de fundo até à pequena área, criando o pânico que Ricardo Baptista acalmou quando segurou o segundo remate adversário - na confusão a bola bateu na mão de Miguel veloso, mas o árbitro mandou seguir.

Se duvidas havia quanto ao vencedor, Portugal dissipou-as em 20 minutos de bom futebol, que começaram com um passe de Vieirinha a rasgar a defesa que Manuel Fernandes, na cara do guarda-redes, desaproveitou, atirando ao lado. Volvidos alguns minutos, o ''capitão'' tentou o golo à ''bomba'', mas errou o alvo por muito pouco.

O segundo tento surgiu num livre na direita, com Miguel Veloso (58 m) a colocar a bola na cabeça de Nuno André Coelho que a fez passar por entre vários jogadores.

Montenegro tentava recuperar e subiu ainda mais no terreno, sendo surpreendido em contra-ataque em que Vieirinha (67 m) aguentou pela chegada de reforços para cruzar a preceito para Manuel Fernandes, que surgiu liberto ao segundo poste a finalizar sem problemas (3-0).

Até ao fim o jogo teve praticamente sentido único, com Portugal a procurar o quarto golo e Montenegro resignado a nova derrota: aos 88 minutos, Manuel Fernandes marcou um livre na esquerda, a bola bateu num defesa e enganou o guarda-redes (4-0).

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?