A selecção portuguesa de futebol está obrigada a vencer hoje a Sérvia, em Alvalade, em jogo do Grupo A de apuramento para o Euro2008, após sábado ter cedido um comprometedor empate (2-2) frente à Polónia.
Os ''pupilos'' de Luiz Felipe Scolari continuam a depender de si próprios para estarem no campeonato, organizado pela Áustria e pela Suíça, mas ficarão com menos margem de manobra, caso voltem a marcar passo.
O empate de sábado na Luz acabou por não ser totalmente penalizante, já que, no outro encontro da ronda, a Sérvia empatou, também em casa, com a Finlândia (0-0, deixando as contas da ''poule'' na mesma.
Diante dos polacos, Portugal viu-se a perder aos 44 minutos, após um tento de Lewandowski, tendo Maniche (50) e Cristiano Ronaldo (73) dado a volta ao marcador.
Kryznowek (88) restabeleceu a igualdade, num lance infeliz para Ricardo, que viu a bola bater no poste e nas suas costas antes de entrar.
Embora a formação portuguesa seja apontada como favorita à vitória, a Sérvia já deu mostras de que não vai facilitar e virá a Lisboa tentar o tudo por tudo para reentrar na corrida ao apuramento.
Portugal é terceiro classificado com 16 pontos, menos quatro que a líder Polónia e dois que a Finlândia, segunda classificada, mas a turma das ''quinas'' conta menos um jogo disputado.
A selecção de Leste desloca-se a Lisboa no quarto lugar e com menos um ponto que os lusos, mas o mesmo número de jogos, e só a vitória lhe interessa para se manter na corrida, até para corrigir o empate registado sábado.
Apesar de não perder em casa há 19 encontros, Portugal complicou as contas do apuramento com empates nos últimos dois jogos, primeiro com a Arménia (1-1), em Erevan, e agora com a Polónia (2-2).
Com cinco jogos para disputar no Grupo A de apuramento para o Euro2008, Portugal tem no jogo com a Sérvia um dos últimos grandes testes à sua condição de favorito - a par com a recepção à Finlândia.
LUSA