A selecção portuguesa de futebol está obrigada a vencer hoje o Azerbeijão, em Baku, para continuar exclusivamente dependente de si própria no grupo A de apuramento para o Europeu de futebol de 2008.
Depois de três empates consecutivos, na Arménia (1-1) e em casa com Polónia (2-2) e Sérvia (1-1), a equipa liderada por Luiz Felipe Scolari, que não vai estar no banco, depois do castigo imposto pela UEFA, após agressão a Dragutinov, tem pouco a ganhar, mas pode comprometer ainda mais uma campanha titubeante.
Sem Petit e Jorge Andrade, lesionados, mas com Ricardo Carvalho já apto e em provável dia de estreia de Miguel Veloso, a selecção lusa deve ainda apresentar Ricardo Quaresma no “onze” inicial, já que Simão parece ligeiramente condicionado e deve ser poupado para quarta-feira, dia em que Portugal joga no Cazaquistão.
A selecção portuguesa venceu o Azerbaijão no estádio do Bessa por 3-0, enquanto a formação azeri, apenas com um triunfo na campanha de apuramento, superou a Finlândia em casa por 1-0, não se adivinhando, por isso, grandes facilidades aos craques lusos.
Ainda assim, Portugal é claramente favorito para o embate a Leste, que marcará a 50ª internacionalização “AA” de Cristiano Ronaldo e Deco, já que a capacidade e qualidade dos jogadores lusitanos deverá ser suficiente para afastar, por exemplo, as dificuldades inerentes a um fuso horário de quatro horas.
A selecção portuguesa deve alinhar com Ricardo na baliza, uma defesa com Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, um meio-campo com Miguel Veloso, Maniche e Deco e um ataque entregue a Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes.
O jogo do grupo A de apuramento para o Europeu de 2008 tem início às 21:00 locais (17:00 em Lisboa), no Republican Stadium, em Baku, e é arbitrado pelo croata Ivan Bebek.
LUSA