O Complexo de Futebol de Chanet, sobranceiro à cidade suíça de Neuchâtel, vai ser o principal centro de treinos da selecção portuguesa durante a primeira fase do Euro2008, que se disputa em Junho.
Situado bastante acima dos 430 metros de altitude a que está o centro de Neuchâtel, uma cidade com cerca de 32.000 habitantes, o complexo de Chanet fica a apenas cerca de cinco minutos de automóvel do Hotel Beau-Rivage, o local de estágio da equipa orientada por Luiz Felipe Scolari.
Para lá chegar é necessário percorrer uma estrada estreita e sinuosa, mas a sua localização é privilegiada, pois permite privacidade total: os dois campos ficam no final de uma via sem saída, pelo que é possível cortar o seu acesso com facilidade.
Scolari pretende que todos os treinos realizados em Chanet sejam fechados ao público, mas Jean-Pierre Jaquet, do departamento de desporto da Câmara Municipal de Neuchâtel, ainda não sabe se isso será feito através da alteração das vedações do campo ou do corte da estrada.
''Ainda não está completamente definido. É necessário ver o contrato com a organização do Euro e depois faremos tudo o que for necessário'', disse.
O campo maior tem 105x68 metros, a medida standard internacional, e o relvado, que agora apresenta um aspecto precário, vai ser renovado antes de a selecção portuguesa ali começar a trabalhar, segundo o responsável do departamento de desporto da autarquia.
Os campos, normalmente utilizados pelas equipas de sub-12, sub-15 e femininas do Neuchâtel Xamax, o principal clube da região, têm balneários, mas estes servirão apenas como sala de massagens, pois os jogadores tomarão banho no hotel.
O Stade du Litoral, em Colombier, a cerca de 10 minutos do hotel, é mais recente e confortável, tendo mesmo uma pista de atletismo em tartan e uma pequena bancada com capacidade para 710 espectadores, mas a selecção portuguesa apenas ali deve fazer os três treinos abertos ao público.
Situado junto ao lago Neuchâtel e ao lado de uma escola técnica para profissões ligadas à construção civil, o estádio, que dispõe de iluminação, foi construído há 15 anos por uma associação de 11 comunas do cantão e melhorado há três, com a edificação da bancada.
Segundo o presidente da sua comissão de gestão, Roger Miserez, é ali que jogam as equipas sub-15 e sub-16 do La Chaux-de-Fonds, um clube dos arredores da cidade que tem a formação sénior na II Divisão nacional.
O vereador das obras públicas, saúde e desporto da Câmara Municipal deu as boas-vindas à selecção portuguesa e garantiu que esta ''vai sentir-se em casa'' em Neuchâtel, que, como frisou, é importante na micro-tecnologia e ''produz e exporta os grandes relógios do Mundo''.
''É uma pequena cidade, mas com importância pelas suas actividades'', disse Pascal Sandoz, sublinhando que o presidente da FIFA, Sepp Blatter, ''está muitas vezes'' em Neuchâtel, por ali haver um centro de estudos de desporto reconhecido pelo organismo que gere o futebol mundial.
LUSA