Na sua estreia na Algarve Cup, a seleção feminina portuguesa venceu a China por 2-1, dando a volta ao marcador, depois de ter estado a desvantagem.
No Estádio Municipal de Lagos, a seleção portuguesa esteve a perder, com um golo de Xu Yanlu, aos 57 minutos, mas Carolina Mendes (60) e Carole Costa (85) construíram a vitória portuguesa sobre a seleção da China, equipa que terminou a partida com dez jogadoras, por expulsão de Li Ying (83), por acumulação de cartões amarelos.
Apesar das várias oportunidades construídas ao longo do jogo que lhe permitiam alcançar uma vitória folgada, o golo da vitória da seleção das 'quinas' surgiu quando jogava em superioridade, através de um livre direto apontado por Carole Costa, no qual a guarda-redes chinesa não ficou isente de culpas.
A seleção comandada por Francisco Neto foi sempre superior à sua adversária, tendo construído, logo aos três minutos, a primeira oportunidade para abrir o marcador, mas a bola, rematada por Diana Silva, embateu na barra da baliza de Lu Feifei.
Até ao intervalo, foi a seleção das 'quinas' a dispor das melhores ocasiões de golo, duas das quais por Diana Silva (30) e Ana Leite (43), jogadoras que, isoladas, falharam na finalização, permitindo a defesa da guarda-redes chinesa, contra uma oportunidade da China, por intermédio de Li Ying (17), com um remate travado pela guarda-redes Inês Pereira.
Na segunda parte, e contra a corrente do jogo, a China surpreendeu as portuguesas e colocou-se em vantagem no marcador por intermédio de Xu Yanlu (57), ao aproveitar uma desatenção da defesa portuguesa, batendo a guarda-redes portuguesa.
Contudo, a vantagem das chinesas durou apenas três minutos, altura em que Carolina Mendes (60) voltou a igualar o marcador, ao finalizar uma assistência de Diana Silva no lado direito.
Portugal foi então à procura do golo da vitória, que esteve perto de acontecer aos 66 minutos, através de Vanessa Marques, que fez a bola embater no poste da baliza adversária, e aos 71, por intermédio de Cláudia Neto, que, num livre direto, viu a guarda-redes evitar o tento das portuguesas.
O tão procurado golo e a vitória da seleção portuguesa na jornada inaugural da Algarve Cup surgiu a cinco minutos do final, assinado por Carole Costa, na transformação de um livre direto, com um remate em vbalão, que apanhou a guarda-redes da China mal colocada.
A seleção portuguesa defronta a Austrália, na sexta-feira, e a Noruega, no dia 05.