A antiga futebolista Martina Voss-Tecklenburg, tetra campeã europeia pela Alemanha, vai ser a treinadora da seleção de futebol feminina, anunciou hoje a Federação alemã.
Voss-Tecklenburg treina atualmente a seleção da Suíça, com a qual ficará até ao fim da qualificação para o Mundial 2019, e vai assumir o comando técnico da equipa alemã, em setembro, por três anos, até ao Euro2021.
Aos 50 anos, a antiga média vai suceder a Steffi Jones que apresentou a sua demissão em março.
“Martina Voss-Tecklenburg é uma treinadora muito experiente e respeitada. Terá a capacidade de melhorar a equipa e continuar o seu desenvolvimento para a levar a novos sucessos”, afirmou o presidente da federação alemã, Reinhard Grindel.
A alemã, que será apoiada na sua função por Britta Carlson, treinadora adjunta do Wolfsburgo – equipa da portuguesa Cláudia Neto - desde 2012, disse estar muito feliz e que treinar a Alemanha “é uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade e dever”.
Como jogadora, Voss-Tecklenburg disputou 125 jogos e venceu quatro campeonatos europeus (1989, 1991, 1995, 1997), numa carreira em que alinhou pelos alemães do Duisburgo e Siegen.
Já no papel de treinadora orientou o Duisburgo e o Jena, da liga feminina alemã.
Com cinco vitórias em todos os jogos, a Suíça é a primeira no seu grupo de qualificação para o Mundial2019, assim como as alemãs no seu grupo, ambas bem posicionadas para se qualificarem a competição, que decorrerá em França, entre 07 de junho e 07 de julho de 2019.