O seleccionador português de futebol, Luiz Felipe Scolari, tem presença confirmada no 1º Fórum do Futebol, que se realiza a 8 e 9 de Fevereiro, em Santarém, e que conta com uma ''cimeira'' federativa luso-espanhola no encerramento.
Segundo a Associação de Futebol de Santarém (AFS), os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Angel María Villar, estarão presentes no último dia do Fórum, em que serão debatidos diversos temas.
Por confirmar está a participação do treinador José Mourinho, enquanto o presidente da Liga Portuguesa, Hermínio Loureiro, o antigo internacional Paulo Sousa e o árbitro internacional Olegário Benquerença (Leiria) já garantiram que estarão no Fórum organizado pela Comissão Delegada das Associações Distritais e Regionais de Futebol.
Os técnicos convidados - Scolari e Mourinho - deverão abordar os ''conceitos de liderança de equipa'', enquanto Paulo Sousa e Olegário Benquerença protagonizam o painel dedicado à ''formação de agentes desportivos''.
Além destas temáticas, do programa para o Fórum, que vai decorrer no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, constam outros quatro painéis temáticos.
''Um erro histórico - A divergência crescente entre o papel das Associações no desenvolvimento do futebol português e as últimas tendências legislativas'', é o mote para o primeiro painel, com comunicações de Albino Maria e José Manuel Meirim.
Assegurada está ainda a participação do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, que juntamente com José Neto, abordará a ''organização do futebol e a relação entre futebol profissional e não profissional''.
Segundo a AFS, por confirmar estão também as presenças de Miranda Calha, convidado para o painel sobre ''a relação entre o estado e o movimento associativo'', juntamente com o ex-presidente do Instituto do Desporto de Portugal José Manuel Constantino, e Marcelo Rebelo de Sousa, para abordar o tema ''ser dirigente'' com Pedro Sarmento.
Os painéis serão moderados por vários jornalistas desportivos, enquanto as conclusões serão divulgadas pelo deputado da Assembleia da República Ribeiro Cristóvão (PSD).
O presidente da AFS, Rui Manhoso, explicou à Agência Lusa que ''estão convidados todos os clubes de futebol do país, os sócios da Federação Portuguesa de Futebol, assim com as Federações desportivas de modalidades amadoras e membros do governo'', mostrando-se optimista com ''o actual número de inscrições registadas'' para o evento.
LUSA