Os médios internacionais portugueses Carlos Martins e Miguel Veloso cumprem como titulares, quarta-feira face à Grécia, em Dusseldorf, o teste decisivo para a convocatória final do Campeonato da Europa de futebol de 2008.
Durante o treino de hoje, realizado no Estádio Nacional, em Lisboa, os dois jogadores alinharam na equipa principal, num meio-campo ainda com Fernando Meira, que, desta forma, assumirá o papel de “trinco”, à semelhança do que fez com a Finlândia, no último jogo de apuramento (0-0, no Dragão).
Além de um meio-campo totalmente renovado, face às ausências de Petit, Maniche e Deco, o seleccionador Luiz Felipe Scolari vai apostar em Ricardo na baliza e numa defesa com Paulo Ferreira (direita), Pepe e Ricardo Carvalho (centro) e Caneira (esquerda).
No ataque, e sem contar com Cristiano Ronaldo e Nani, dispensados esta manhã por pequenas lesões, o treinador brasileiro chamará Ricardo Quaresma, Simão e Nuno Gomes.
Carlos Martins, no lugar de Deco, estreia-se a titular na equipa das “quinas”, depois de dois jogos como suplente utilizado (o último a 15 de Novembro de 2006, face ao Cazaquistão), enquanto Veloso, que actuou no “onze” nos derradeiros quatro jogos de qualificação, vai tentar convencer Scolari.
Na sessão de hoje, e depois de 15 minutos de conversa, o treinador da selecção lusa ensaiou sobretudo jogadas de ataque, com Martins a desempenhar o papel de “10”, posição em que habitualmente alinha no Recreativo de Huelva.
O guarda-redes Ricardo surgiu no relvado do Jamor completamente recuperado e brilhou com algumas defesas de categoria, enquanto Ricardo Carvalho, que era dado como em dúvida, evoluiu sem qualquer limitação.
Com o decorrer do treino, que durou cerca de uma hora, Scolari foi testando outras possibilidades, como Moutinho no lugar de Veloso, Bruno Alves na posição de Ricardo Carvalho ou mesmo Paulo Ferreira na lateral esquerda.
Jorge Ribeiro no meio-campo e Miguel Veloso na faixa esquerda defensiva foram outras das soluções experimentadas por Scolari, a 49 dias da decisão sobre os 23 eleitos para o Euro2008.
A selecção portuguesa parte terça-feira para Dusseldorf, às 08:30, e treina no LTU Arena de Dusseldorf, às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), com o seleccionador Luiz Felipe Scolari e dois jogadores a anteciparem a partida às 17:00 (16:00).
O encontro entre Portugal e a Grécia, que reedita a final do Euro2004, é arbitrada pelo alemão Knut Kircher e tem início às 20:30 locais (19:30 em Lisboa) de quarta-feira.