O médio Pelé foi hoje dispensado do primeiro treino de preparação da selecção de futebol Sub-21 para o jogo de quarta-feira com a Bulgária, de apuramento para o Euro2009, enquanto o avançado Saleiro evoluiu condicionado.
Pelé, que no início da época se transferiu do Vitória de Guimarães para o Inter de Milão, onde já conquistou espaço na equipa titular, tem um traumatismo no dedo grande do pé direito e foi dispensado do trabalho no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, até porque é uma unidade fulcral no meio-campo.
Saleiro, avançado que o Sporting emprestou ao CD Fátima, da Liga de Honra, apresenta queixas no joelho direito e limitou-se a fazer corrida.
A equipa médica confia que ambos são recuperáveis já para os trabalhos de terça-feira, pelo que nenhum vai ser substituído.
O treino marcou a estreia de Tó Zé Marreco, o avançado do FC Zwolle que esta época já leva 16 golos no campeonato da II Divisão holandesa e um na Taça da Holanda.
Na habitual “peladinha”, foi possível ver parte da equipa em que Rui Caçador deve apostar: de branco, alinharam Ricardo Batista na baliza, Pereirinha, Manuel da Costa e Antunes na defesa, Manuel Fernandes e Paulo Machado (“joker”) no “miolo”, enquanto Vieirinha, Bruno Gama e João Moreira actuaram no ataque.
O jogo teve o momento mais marcante num “chapéu” de Hélder Barbosa a Ricardo Batista, com o portista, muito activo, a reclamar um lugar na equipa.
Terça-feira o grupo vai ser submetido a duas sessões de trabalho, a primeira às 10:30 e a ultima às 17:15, ambas no Complexo Desportivo do Vitória de Guimarães.
Às 16:45, o seleccionador Rui Caçador e dois futebolistas fazem a antevisão do desafio em conferência de imprensa.
Portugal e Bulgária defrontam-se quarta-feira às 17:15 no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, na primeira de três “finais” para os lusos, que só com o pleno de nove pontos garantem o primeiro lugar no Grupo 3.
A Inglaterra lidera com 19 pontos em sete jogos, enquanto Portugal tem apenas 10 em cinco desafios: depois de defrontar a Bulgária, a equipa nacional visita a Inglaterra e recebe a República da Irlanda, ambos em Setembro.
Os quatro melhores segundos classificados dos 10 grupos também garantem lugar nos “play-off”, a realizar a 10 e 14 de Outubro.