Carlos Martins, Miguel Veloso e Fernando Meira vão desenhar o meio-campo da selecção portuguesa de futebol frente à campeã europeia Grécia, quarta-feira, revelou hoje em Dusseldorf o seleccionador Luiz Felipe Scolari.
Na antevisão ao jogo com os gregos, na reedição da final do Euro2004, Scolari foi mais aberto do que habitualmente e até deixou quase clara a utilização de Ricardo Carvalho e Pepe no eixo defensivo, revelando também já ter escolhido os três guarda-redes para a fase final do Europeu de 2008, na Áustria e Suíça (07 a 29 de Junho).
“Já escolhi os três guarda-redes para o Europeu, mas o futebol vai continuar e tenho a possibilidade de fazer a convocatória final a 12 de Maio. Eduardo (guarda-redes do Vitória de Setúbal), Pedro, João, Péle, Garrincha e qualquer um pode ser convocado”, disse.
Luiz Felipe Scolari explicou ainda que Rui Patrício, guarda-redes do Sporting, poderá ser utilizado quarta-feira, ainda que a sua provável convocatória para o Euro2008 não depende disso e explicou também que o lateral Jorge Ribeiro está mais rotinado no meio-campo, sendo por isso lógico que jogue com os gregos mais adiantado.
“Vou fazer três substituições ao intervalo e depois mais algumas na segunda parte. Ainda não sei se o Rui Patrício vai jogar. O Jorge Ribeiro está a jogar muito bem no meio-campo, com o Jaime Pacheco (no Boavista) e faz quase meio ano que não joga como lateral esquerdo. Quarta-feira vamos analisar, a meio-campo ou mesmo mais à frente. Ele tem feito grandes jogos como médio esquerdo. Entre percorrer 30 metros e 60, é mais fácil percorrer 30”, considerou.
O seleccionador português disse ainda que Fernando Meira “tem correspondido” na posição de “trinco”, até pela sua “altura e posicionamento” e lamentou não poder utilizar três centrais, sendo por isso certa a saída de Bruno Alves do “onze”, depois de sete jogos consecutivos como titular.
“Alguém tem de ficar de fora. Em princípio, joga o Ricardo Carvalho e o Pepe, mas confio muito no Bruno Alves. Não podemos jogar com três defesas centrais. É difícil deixar alguém de fora, mas é a minha função. No futuro, todos podem jogar”, frisou.
O encontro particular entre Portugal e a Grécia, de preparação para a fase final do Europeu de 2008, realiza-se quarta-feira, no LTU Arena, em Dusseldorf, na Alemanha.