O seleccionador português de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, mostrou-se hoje despreocupado com os problemas físicos do estratega Deco, jogador do FC Barcelona, ausente dos relvados há cerca de um mês.
“Quem tem de estar preocupado é o treinador do FC Barcelona”, frisou Scolari, acrescentando: “só vou ficar preocupado se o convocar e ele não estiver nas suas melhores condições. Não posso ficar preocupado neste momento, caso contrário vou ter 20 úlceras”.
No dia em que Deco, ausente dos últimos nove jogos dos catalães, regressou aos treinos, o técnico “canarinho” deixou claro que o seu “10” só não será convocado para o Europeu de 2008 (07 a 29 de Junho, na Áustria e Suíça), em caso de lesão.
“Neste momento, está com dificuldades nos gémeos, com dificuldades de recuperação. Quem está lesionado, não pode jogar. Se não tiver lesão... é outro assunto”, referiu Scolari.
Quanto à lista dos 23 eleitos, o técnico “canarinho” revelou que ainda tem “algumas dúvidas”, porque “há tanta coisa que pode acontecer” até 12 de Maio, dia do anúncio da convocatória, em Viseu, local do estágio em solo luso (18 a 31 de Maio).
“O que mais me preocupa é a minha selecção estar bem e em condições para fazer um bom Europeu. Os que forem convocados vão estar bem e fazer um bom campeonato”, afirmou.
Numa recente entrevista à FIFA, Scolari disse que acreditava que Portugal chegaria à final do Euro2008, na Áustria e na Suíça.
“Se dissesse o contrário, vocês matavam-se. Escreveriam 1.500 páginas que o seleccionador não tem confiança. Fiz apenas aquilo que qualquer seleccionador faria, ter confiança nos atletas”, frisou.
Quanto às reais possibilidades lusas, Scolari foi claro, mantendo o discurso: “Portugal tem 6,2 por cento de possibilidades de vencer, tal como as outras 15 selecções”.