loading

Europeu 2008: Maniche «riscado» por Scolari dos nos eleitos da selecção

Maniche, melhor marcador da “era Scolari” em fases finais, é a grande ausência nos eleitos da selecção portuguesa de futebol para o Euro2008, que se realiza na Áustria e Suíça (07 a 29 de Junho).

Europeu 2008: Maniche «riscado» por Scolari dos nos eleitos da selecção
Futebol 365

O médio que trocou em Janeiro o Atlético de Madrid pelo Inter de Milão disputou seis jogos no Euro2004 e sete no Mundial2006, conseguindo quatro tentos, dois em solo luso, face a Rússia e Holanda, e outros tantos na Alemanha, perante o México e a Holanda.

Apesar de nem sempre ter sido opção para Roberto Mancini no conjunto milanês, Maniche efectuou alguns jogos e até marcou golos, sendo que na fase de qualificação também apontou um tento, na recepção à Polónia (2-2 em Lisboa, a 08 de Setembro de 2007).

Em relação aos 25 jogadores que estavam nas cogitações para entrarem no lote dos 23, destaque ainda para a “saída” de Caneira, o polivalente jogador do Valência, que faz todos os lugares da defesa e tinha sido chamado por Luiz Felipe Scolari para o Mundial2006.

No que respeita aos jogadores que haviam sido chamados pelo brasileiro para as duas últimas competições, 11 jogadores mantém o pleno (Ricardo, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Miguel, Deco, Simão, Nuno Gomes, Petit, Paulo Ferreira, Hélder Postiga e Quim).

Por seu lado, Figo e Pauleta disseram “adeus”, enquanto Nuno Valente, Costinha e Tiago foram “dispensados” pelo seleccionador nacional, num grupo ao qual se juntou hoje, de forma surpreendente de Maniche, mesmo tendo em conta algumas “fugas” de informação.

Além dos 11 que vão cumprir a terceira fase final na “era Scolari”, Fernando Meira repete a presença no Mundial2006, ao contrário de Hugo Viana, Ricardo Costa, Boa Morte e Paulo Santos, como anunciado, e Caneira.

Por seu lado, Scolari chamou 11 jogadores que jamais disputaram uma fase final de uma grande competição: Rui Patrício, Bosingwa, Ricardo Quaresma, Nani, Hugo Almeida, Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Jorge Ribeiro, Bruno Alves e Pepe.

Em matéria de clubes, o FC Porto é o mais representado, com quatro futebolistas (Bosingwa, Bruno Alves, Raul Meireles e Ricardo Quaresma), enquanto o campeonato português tem 11 representantes - mais três de Benfica e Sporting e um do Boavista.

A selecção portuguesa de futebol inicia segunda-feira (19 de Maio), em Viseu, um estágio de 14 dias em solo luso, que terminará a 31 de Maio, dia para o qual está agendado o último jogo particular, frente à Geórgia.

No dia seguinte, a comitiva lusa ruma a Neuchatel, o “quartel-general” na Suíça, onde Portugal cumpre os três jogos na fase inicial, frente à Turquia (07 de Junho, em Genebra), à República Checa (11, em Genebra) e à selecção anfitriã (15, em Basileia).

Lista dos 23 convocados:

- Guarda-redes: Ricardo (Betis, Esp), Quim (Benfica) e Rui Patrício (Sporting).

- Defesas: Bosingwa (FC Porto), Miguel (Valência, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing) e Jorge Ribeiro (Boavista).

- Médios: Petit (Benfica), Miguel Veloso (Sporting), João Moutinho (Sporting), Deco (FC Barcelona, Esp) e Raul Meireles (FC Porto).

- Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Simão (Atlético de Madrid, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica), Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale) e Hélder Postiga (Panathinaikos, Gre).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?