A polivalência de alguns futebolistas esteve na base da decisão dos 23 convocados de Portugal para o Euro2008, revelou hoje em Viseu o seleccionador português, o brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Determinado a não responder a questões sobre a surpreendente ausência de Maniche dos convocados (o melhor marcador em fases finais do ciclo Scolari), o seleccionador afirmou que estes 23 jogadores são os que “estão em melhores condições” e que oferecem as melhores condições para aquilo que Portugal quer do torneio da Áustria e Suíça (07 a 29 de Junho).
“Tenho confiança total nas minhas escolhas”, afirmou o seleccionador, reconhecendo que as avaliações foram “demoradas” mas conscientes.
Luiz Felipe Scolari admitiu partir com as mesmas expectativas que para o Europeu de 2004 e exigiu uma “boa equipa, competitiva e que saiba representar o país com dignidade”.
“Sabemos que temos qualidades, mas vamos respeitar os adversários e procurar a qualificação na primeira fase. Confio plenamente neste grupo. O país pode estar tranquilo”, assumiu.
Anunciando também cinco capitães para o Euro2008, Luiz Felipe Scolari reiterou também a importância de Ricardo Carvalho no grupo de trabalho e considerou ser possível a mudança de sistema táctico habitual (4x3x3), mas apenas em determinadas fases do jogo e se o grupo assimilar bem as modificações durante o estágio de preparação.
Sobre Cristiano Ronaldo, Luiz Felipe Scolari assumiu ser intenção da selecção oferecer ao craque do Manchester United novos triunfos, após o título inglês e a final da Liga dos Campeões, mas reconheceu desconhecer o estado em que se irá apresentar o atleta.
“Não posso garantir que Cristiano Ronaldo jogue na selecção como tem feito no Manchester, porque as características das equipas e dos jogadores são diferentes. Mas ele é dedicado, um jogador exemplar e não se contenta com pouco. Queremos oferecer-lhe mais e isso é chegar o mais longe no Euro”, sintetizou.
Petit, lesionado durante alguns momentos da época, também mereceu a confiança de Scolari porque, de acordo com o seleccionador, “chegará ao estágio em condições para trabalhar na recuperação” com o preparador físico Darlan Schneider.
A concluiu, o seleccionador luso elogiou as características de Hélder Postiga, em relação às de Nuno Gomes e Hugo Almeida e afirmou que o guarda-redes Ricardo fez uma “boa temporada”, sendo por isso da sua “confiança”.